Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/11/2024 - INSTITUCIONAL

5ª edição da Sexta Jurídica com homenagem à desembargadora federal Nilza Reis foi sucesso de público e marcado de muita emoção

5ª edição da Sexta Jurídica com homenagem à desembargadora federal Nilza Reis foi sucesso de público e marcado de muita emoção

A 5ª edição da Sexta Jurídica e a cerimônia em homenagem à desembargadora federal aposentada Nilza Reis aconteceram na última sexta-feira, dia 8, no auditório Ministro Dias Trindade desta Seccional. O evento, promovido pela Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA), por meio da Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA), contou com o apoio da Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia e foi marcado por expressiva participação de autoridades, servidores(as), advogados(as) e estudantes. 

O evento foi dividido em duas etapas. A primeira parte foi dedicada à Sexta Jurídica, abordando o tema geral sobre a Reforma do Código Civil, de grande relevância para a magistratura, operadores(as) do Judiciário, estudantes de Direito e para a sociedade em geral. Na segunda parte, aconteceu a cerimônia de homenagem à desembargadora federal aposentada Nilza Reis, pela excepcional trajetória e carreira jurídica, bem como por importantes contribuições para o engrandecimento da Justiça brasileira e baiana. 

O início do evento foi marcado pela execução do Hino Nacional, apresentado pela cantora Paty Brandão, acompanhada pelo músico Ruan de Souza. Logo após, a presidente da AJUFBA, juíza federal substituta Luísa Almeida, deu as boas-vindas e agradeceu a todos e todas pela presença, especialmente à mesa diretora dos trabalhos e aos palestrantes convidados. Na oportunidade, a magistrada ressaltou a grande alegria em participar dessa homenagem especial e merecida à desembargadora federal Nilza Reis.

 

 A conferência de abertura ficou a cargo do professor de Direito João Glicério, que pediu licença à mesa para exaltar a inspiração que a Dra. Nilza Reis foi e sempre será para a docência, para discentes e para a vida profissional de tantas pessoas. Em sua apresentação, foi discorrido o tema “Impactos da Reforma do Código Civil no Direito Empresarial”. Em seguida, foi dada a palavra ao juiz de Direito e professor Pablo Stolze, que também prestou homenagem à desembargadora federal Nilza Reis, antes de iniciar a palestra com o tema “A Reforma do Código Civil: Alguns importantes destaques do Direito Contratual”. Ele encerrou o seu discurso agradecendo à homenageada, lendo uma mensagem de autoria do professor Bert Helling.

A segunda parte do evento, dedicada exclusivamente a homenagear a desembargadora federal Nilza Reis, foi marcada por muita afetividade e emoção e contou com a exibição de um vídeo alusivo à biografia da homenageada, com mensagens de amigas, amigos, familiares, magistradas, magistrados, servidoras e servidores que participaram e participam da sua trajetória. O vídeo também exibiu registros fotográficos de momentos importantes e descontraídos, dentro e fora da Seção Judiciária da Bahia. 

Além da diretora do Foro da SJBA, juíza federal Sandra Carvalho, participaram da mesa de honra da segunda parte do evento a presidente da AJUFBA, Dra. Luísa Almeida; a homenageada, Dra. Nilza Reis; a desembargadora federal do TRF1 Neuza Maria Alves; o diretor da EJUFBA, juiz federal Saulo Casali; a juíza federal desta Seccional Dayana Bião; e a servidora e diretora da Associação dos Servidores da Justiça Federal na Bahia Cláudia Temporal. 

A diretora do Foro da SJBA, juíza federal Sandra Carvalho, prestou a sua homenagem fazendo um breve histórico da carreira jurídica da homenageada e relembrando momentos inesquecíveis que vivenciou como sua aluna e como colega de trabalho na Justiça Federal da Bahia. 

Todas as falas dos integrantes da mesa de honra reconheceram a brilhante trajetória da desembargadora federal Nilza Reis, bem como pontuaram as suas características marcantes, descritas como íntegra, correta, responsável, competente, firme, ao mesmo tempo humana, afetuosa, carinhosa e cuidadosa. 

Momentos tocantes compuseram a cerimônia de homenagem, entre eles o poema “O Alfange do Tempo”, de Thiago de Mello, declamado pela servidora desta Casa, Manuella Coelho; a apresentação das canções “Ne Me Quitte Pas” e “Amor de Índio”, pela cantora Paty Brandão e pelo músico Ruan de Souza; e a entrega de um buquê de flores pelas mãos da colaboradora terceirizada Lêda Sueiro, em nome da ASSERJUF. 

Após tantos momentos especiais com demonstrações de carinho, a Dra. Nilza Reis cumprimentou todas as pessoas presentes e começou o seu discurso agradecendo todo o carinho recebido e a homenagem feita. Em sua fala, ela evidenciou a força e o otimismo que tem, destacando ser importante o fechamento dos ciclos e a busca pelo aperfeiçoamento diário na trajetória de vida. Ao final, a Dra. Nilza Reis foi ovacionada pelo público, que a aplaudiu de pé. 




141 visualizações

Veja também