A Seção Judiciária da Bahia foi escolhida para sediar treinamento de aperfeiçoamento do Núcleo de Justiça 4.0 - Apoio Cumprimento de Sentença (PRO NUJ 4.0/CS), de 4 a 8 de novembro. O evento acontece presencialmente na Sala de Treinamento do Anexo III, das 9h às 18h, e conta com a participação de servidoras(es) indicadas(os) que participarão do projeto.
O objetivo da ação é realizar o mapeamento dos macroprocessos e elaborar o fluxograma da execução de sentença; treinar equipe do NUJ 4.0 em rotinas de triagem, sistemas e minutas, com introdução ao uso de inteligência artificial para análise processual; selecionar minutas padronizadas e alimentar bases de dados do PJe e PJe+R; elaborar guia prático da unidade e portaria de atos ordinatórios.
A abertura do treinamento contou com a recepção de boas-vindas da diretora do Foro desta Seccional, juíza federal Sandra Lopes, e com as presenças da juíza federal auxiliar da Corregedoria Regional da Justiça Federal (COGER), Dayse Motta; do coordenador do NUJ 4.0, juiz federal Robson Mascarenhas; do vice-coordenador do NUJ 4.0, juiz federal Hilton Pires; e da servidora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Distrito Federal, Daniella Gonçalves.
Em seus discursos, foram pontuados a importância do Núcleo, os seus objetivos, metodologias e estrutura. Foi ainda fornecido uma visão geral da execução coletiva do NUJ 4.0. O evento tem o apoio do Laboratório de Inovação da SJBA, com a finalidade de realizar o levantamento dos principais fluxos processuais.
Durante o treinamento serão promovidas diversas dinâmicas e reuniões de alinhamento com os magistrados do NUJ 4.0, bem como workshops práticos sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe).