O Conselho da Justiça Federal (CJF) e os Tribunais Regionais Federais (TRFs) promovem consulta pública com o objetivo de definir as metas a serem adotadas pela Justiça Federal no ano de 2025. A pesquisa estará disponível até 15 de julho e é direcionada para cidadãs, cidadãos, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, advogadas, advogados, promotoras, promotores, além de sociedade em geral.
O questionário é breve, composto por 10 questões, com duração média de resposta estimada em três minutos. Ao final, as informações coletadas serão disponibilizadas no Observatório da Estratégia da Justiça Federal, as quais serão submetidas à apreciação da rede de governança na ocasião da definição das propostas de metas da Justiça Federal para 2025.
O Poder Judiciário estabelece, anualmente, metas nacionais e específicas para cada segmento de justiça, com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional e aperfeiçoamento da administração judiciária. Há duas metas de caráter permanente já definidas para todos os tribunais brasileiros: Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos; e Meta 2 – Julgar mais processos que os antigos.
O levantamento está em consonância com as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 221/2016 e n. 325/2020, bem como com a Portaria CNJ n. 59/2019, que buscam promover a construção de políticas para o Poder Judiciário, com base em princípios de gestão participativa e democrática.
Os interessados podem colaborar respondendo a consulta pública por meio do link https://tinyurl.com/cz7f7uws.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 10 (redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).