Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/08/2024 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal da Bahia conta com nova funcionalidade de QR Code nos mandados de intimações do PJe

Justiça Federal da Bahia conta  com nova funcionalidade de QR Code nos mandados de intimações do PJe

A Justiça Federal da Bahia conta agora com mais uma novidade em seu sistema: o uso do QR Code nas intimações do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que direciona para o espaço virtual de audiências. Esse recurso foi pensado com o objetivo de tornar mais simples e direto o acesso das partes e testemunhas à sala virtual. A implementação desta ferramenta foi possibilitada graças a solicitação de melhoria feita pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista/BA, sob a titularidade do juiz federal Rafael Ianner da Silva.  

Atenta as necessidades da 2ª Vara da SSJ de Vitória da Conquista, a diretora de Secretaria Leila Macêdo Lessa relatou sobre a constante dificuldade das partes e testemunhas no manuseio dos recursos tecnológicos para acesso ao link da audiência, especialmente quando a parte ou testemunha está desacompanhada do advogado. Pensando nisso e para facilitar esse acesso, ela encaminhou sugestão sobre a viabilidade técnica e operacional de se gerar, automaticamente, pelo Microsoft Teams, o link da audiência agendada, com um QR Code específico, principalmente na realização das audiências criminais e do Juizado.  

“Após reunião realizada com os supervisores do SEPOD e do SEPIP, a sugestão que levamos ao Dr. Rafael Ianner foi que o link da audiência gerado pelo Teams fosse também disponibilizado para as partes no formato de QR Code, que, inserido no mandado de intimação ou no ato ordinatório que inclui o processo na pauta de audiência, facilitaria o imediato acesso dos participantes à sala de audiência virtual, na medida em que poderá ser lido por dispositivo móvel com câmara conectado à internet. Trata-se de ferramenta simples, mas que irá facilitar o trabalho ordinário da secretaria, bem como o acesso dos jurisdicionados e testemunhas às audiências”, declarou a diretora Leila Lessa. 

Por meio de ofício, o juiz federal Rafael Ianner apresentou a sugestão para a diretoria do Foro da Seção Judiciária da Bahia, solicitando o estudo da viabilidade técnica e o apoio do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC) e da Comissão Técnica Setorial do PJe (CTS-Pje).  

Em manifestação, o NUCGE e o NUTEC parabenizaram a Subseção pela iniciativa de buscar facilitar o uso dos recursos tecnológicos para as partes interessadas no processo, mas informou sobre a inviabilidade de implementação dessa funcionalidade pela Seccional, razão pela qual encaminharam a solicitação para a Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (DIPJE). A demanda foi recebida de forma positiva, e o QR Code foi prontamente inserido na certidão e na intimação automática de audiência, já estando em uso pelas varas da Justiça Federal da Bahia.  

“São sugestões que visam à facilitação do trabalho ordinário das varas judiciais, delegando à tecnologia a resolução de muitas tarefas hoje confiadas exclusivamente ao ser humano”, destacou o juiz federal Rafael Ianner.  

Essa matéria está associada ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).


209 visualizações

Veja também