Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/06/2024 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal de Paulo Afonso (BA) homologa acordo para construção de novo hospital na cidade

Justiça Federal de Paulo Afonso (BA) homologa acordo para construção de novo hospital na cidade

Reprodução/Prefeitura de Paulo Afonso

A Justiça Federal da 1ª Região homologou um acordo para construção do hospital universitário da cidade de Paulo Afonso/BA, na última segunda-feira, 17. O acordo, que beneficiará mais de 100 mil cidadãos pauloafonsinos, é resultado de um trabalho de conciliação feito pela Subseção Judiciária de Paulo Afonso, sob a titularidade do juiz federal João Paulo Pirôpo, e pelo Sistema de Conciliação da JF1 (SistCon1), na gestão da desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Maria do Carmo Cardoso.

O acordo celebrado envolve a União, o estado da Bahia, o município de Paulo Afonso, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf). A homologação dá fim a uma ação civil pública e uma ação ordinária que tramitavam na 1ª Região envolvendo questões de administração, custeio e manutenção do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), o único da cidade. O momento foi considerado histórico para os habitantes de Paulo Afonso, que receberam com muita alegria a notícia da homologação e do comprometimento firmado entre as instituições em gerir o HNAS e unir esforços e recursos para construir o novo hospital universitário do município.

A solenidade de homologação ocorreu na sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA e teve a participação do coordenador do SistCon, desembargador federal Carlos Pires Brandão; do diretor da Subseção, juiz federal João Paulo Pirôpo; do coordenador do Juizado Especial Federal de Paulo Afonso, juiz federal substituto Diego de Amorim; do prefeito em exercício de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, além de diversas outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

O desembargador federal do TRF da 1ª Região, Carlos Pires Brandão, expressou a sua satisfação em participar deste momento, declarando o grande desafio que foi para a concretização deste acordo e aproveitando a ocasião para parabenizar a excepcional atuação do juiz federal da Subseção. “Este é um momento mágico que estamos vivenciando aqui em Paulo Afonso. Não é uma tarefa fácil fazer com que se chegasse a um acordo desses com tantos entes envolvidos, mas isso aconteceu graças ao juiz federal João Paulo Pirôpo, que tem esse perfil conciliador. Hoje estamos aqui em um dos maiores momentos que eu poderia dizer do TRF1”, afirmou o atual coordenador do SistCon. 

O juiz federal João Paulo Pirôpo destacou que este acordo tem extrema importância para o sistema de saúde da região, que engloba cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. “Foi um trabalho de formiguinha, conversando com cada um, reunindo vários entes de diversos setores, porque tínhamos um objetivo comum: entregar para Paulo Afonso este hospital, independentemente de qualquer interesse político, pois a Justiça Federal é suprapartidária e está a favor do interesse da população”, declarou o magistrado.

Clique aqui para saber mais detalhes do acordo.

Com informações da ASCOM-TRF1.

Essa matéria está associada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


51 visualizações

Veja também