A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (CGPLS/SJBA) reuniu-se na tarde da última segunda-feira, 17, para a apresentação do seu novo presidente, juiz federal Eudóxio Cêspedes Paes. O encontro aconteceu na sala da Diretoria do Foro, com a presença da diretora do Foro desta Seccional, juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, da diretora da SECAD, Patrícia Moraes de Menezes, e demais membros da Comissão.
A CGPLS é responsável por deliberar sobre os indicadores e metas, além de propor a revisão do Plano de Logística Sustentável (PLS). Tem por objetivo provocar a reflexão e conscientização para novos padrões de compra, consumo, gestão documental e engajamento da força de trabalho nas ações relativas à sustentabilidade ambiental, econômica e social, bem como promover estratégias que estimulem tais iniciativas. A Comissão é apoiada pelos gestores das unidades relacionadas no PLS para sua execução, para mensuração dos indicadores e cumprimento das metas propostas.
Durante a reunião, foram apresentados outros novos membros da Comissão e estabelecido o calendário dos próximos encontros, nos dias 1º de agosto e 10 de outubro deste ano, de forma virtual, pelo aplicativo Teams. A análise, discussão e finalização do Plano de Ação Socioambiental da Seção Judiciária da Bahia 2023-2024 foi a principal meta definida para essas datas.
Dentro de uma visão organizacional mais ampla, pretende-se pensar o planejamento estratégico da instituição associada ao plano de logística sustentável, resultando então em um planejamento estratégico sustentável, que buscará sempre avaliar quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alcançados pela Justiça Federal na Bahia.
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Ela é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Para conhecê-los, acesse https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Outras ações também foram sugeridas, como a criação de banco de talentos voltado para sustentabilidade, que contará com representantes por unidade de trabalho ou por área, tanto da sede quanto das subseções, a retomada do selo verde para as unidades com mais resultados dentro de critérios de sustentabilidade pré-estabelecidos e estudos para redução ainda maior do consumo de papel e outros materiais.
Uma ação apontada como fundamental foi a elaboração, a curto e médio prazo, de um plano de comunicação específico e integrado, com campanhas informativas voltadas ao engajamento do quadro corporativo às políticas ligadas à sustentabilidade no âmbito da Seção Judiciária, bem como e especialmente uma mudança da cultura organizacional a longo prazo.
Dentre algumas ações, foi sugerido um detalhado trabalho de orientação e conscientização para a forma correta de separação e coleta de lixo reciclável, além da criação de cards educativos para serem exibidos na tela de entrada do computador.
Também serão estudadas as ações implementadas por órgãos e empresas públicas que são referência em sustentabilidade, de modo a tê-los como espelho, a exemplo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Banco Central.
A mudança da composição da Comissão foi outro assunto em pauta no encontro, em razão da movimentação de alguns servidores. Desse modo, a Portaria SJBA-DIREF n. 195, que instituiu a Comissão de Sustentabilidade do Poder Judiciário do ano de 2024, passará por reformulação e atualização. De todo modo, a intenção é estabelecer um cronograma de ações contínuas que independa da composição da Comissão.
Essa matéria está associada com ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).