Começou hoje, 3, das 9h às 12h, e se estende até quarta-feira, 5, a 1ª edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais promovida pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e Sistema de Conciliação da 1ª Região (SistCon). A programação da 1ª Região acontece de modo virtual com transmissão, ao vivo, pelo canal da Esmaf no YouTube e conta com módulos de formação com temas como Melhorias no Fluxo Probatório, Pontos de Inclusão Digital, Justiça 4.0 e muito mais.
O evento visa atender a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e consiste numa série de webinários de esforço institucional coletivo em prol do aprimoramento da prestação jurisdicional, na esfera do Sistema dos Juizados Especiais. Cada Tribunal é responsável pela organização das ações e atividades, de acordo com suas peculiaridades e realidade local, sempre dentro dos objetivos propostos pela Resolução CNJ n. 359/2020, que instituiu o Comitê Nacional dos Juizados Especiais, e pela Resolução CNJ n. 533/2023, que instituiu a Semana Nacional dos Juizados Especiais.
As atuações visam o incentivo à gestão da inovação para busca do aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, o desenho e melhoria dos fluxos de processos de trabalho, a gestão e análise de dados, a melhor comunicação com utilização de técnicas que incluem o uso de vídeos e infográficos explicativos e linguagem simples, entre outros.
Para conferir a programação completa, basta acessar o link https://tinyurl.com/2bm573sm.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).