O Sistema de Certidão Unificada da Justiça Federal foi lançado durante o primeiro dia do Encontro Nacional das Seções Judiciárias, realizado na última quinta-feira, 27. O sistema é hospedado no portal do Conselho da Justiça Federal (CJF) e possibilita o agrupamento de certidões em só lugar, com consulta rápida, eficiente e segura.
A partir de uma única plataforma e com esta nova ferramenta, o cidadão conseguirá fazer a emissão e a validação de certidões negativas das áreas criminal, civil e eleitoral dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões. Esses serviços são os mais procurados na Justiça Federal, representando quase 90% das solicitações feitas aos Regionais. Além disso, o sistema possibilita emissão de um número único de validação da certidão em âmbito nacional.
As certidões negativas são disponibilizadas por download instantâneo, via página, e pelo e-mail do usuário. Caso seja constatada alguma positivação, a certidão será enviada exclusivamente por e-mail ao solicitante no prazo de até 6 horas.
Para validar uma certidão unificada, basta acessar a opção “validação de certidão”, pela aba lateral esquerda do sistema, e pesquisar o código de validação do documento. O usuário também pode fazer a consulta por meio do QR Code ou do link disponibilizado na própria certidão.
Abaixo, confira o passo a passo de como utilizar o novo sistema:
1) selecione o tipo de certidão a ser requisitada (criminal, cível ou para fins eleitorais);
2) escolha os órgãos em que deseja fazer a consulta (TRFs das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões);
3) informe o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) a ser verificado;
4) inclua o nome social (opcional);
5) digite o e-mail para receber o documento;
6) solicite a certidão.
Para acessar a página do sistema de certidão unificada da Justiça Federal, basta clicar no link https://tinyurl.com/35axz8y3.
Com informações da ASCOM-TRF1