Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/05/2024 - INSTITUCIONAL

SJBA outorga Medalha Aliomar de Andrade Baleeiro para desembargadores do TRF1 e juiz federal aposentado

SJBA outorga Medalha Aliomar de Andrade Baleeiro para desembargadores do TRF1 e juiz federal aposentado

Em solenidade realizada na última sexta-feira, 24, a Seção Judiciária da Bahia concedeu sua maior honraria – a Medalha Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro – a seis renomadas autoridades: os desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Pedro Braga Filho, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, Antônio Oswaldo Scarpa, Nilza Maria Costa dos Reis, Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann e o juiz federal aposentado Luiz Salomão Amaral Viana. Todos eles escreveram parte da sua história na magistratura com memorável passagem pela Justiça Federal da Bahia. 

Além dos homenageados, a mesa de honra foi composta pelo juiz federal diretor do Foro, Durval Carneiro Neto, que conduziu a cerimônia, pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado da Bahia, Claytton Ricardo de Jesus Santos; e pela corregedora geral da Procuradoria Geral do Estado, Aline Solano Souza Casali Bahia, representando o Governo do Estado da Bahia.

O evento contou com a participação de diversas autoridades nacionais e locais, além de advogados, servidores, amigos e familiares das homenageadas e homenageados. Dentre as ilustres presenças, destacou-se a desembargadora federal aposentada Neuza Maria Alves da Silva, que também atuou nesta Seccional.

Dando início à solenidade, o Hino Nacional foi executado pelos músicos Iury Neri, na voz; Douglas Barros, no piano; e Davi Freire, no violino.

O diretor do Foro agradeceu a presença de todos e destacou o aspecto mais social do evento, considerando-o uma confraternização, um momento de carinho e de emoção que reuniu magistrados que conviveram nesta Seccional, por tantos anos, e trabalharam com dedicação, honrando o nome da instituição e contribuindo para reforçar a credibilidade que a Justiça Federal sempre desfrutou perante a comunidade baiana.

Em seu discurso, Dr. Durval fez uma breve retrospectiva das renomadas carreiras jurídicas dos homenageados, apresentando um a um e ressaltando que esta medalha simboliza o agradecimento de um magistrado mais novo, que reconhece a importância daqueles que antes pavimentaram com brilho o longo caminho percorrido pela Justiça Federal da Bahia.

“Aos nossos queridos homenageados com a outorga da medalha Aliomar Baleeiro, saibam que o nosso intuito é que a Justiça Federal da Bahia jamais os esqueça, e que vocês jamais esqueçam a Justiça Federal da Bahia. Parabéns!”, declarou o diretor do Foro da SJBA.

Em seguida, por ordem de antiguidade no TRF da 1ª Região, os desembargadores federais homenageados e o juiz federal aposentado Salomão Viana foram chamados ao centro do palco para serem receberem a honraria.

Após isso, a palavra foi franqueada aos homenageados. Dr. Pedro Braga Filho, desembargador federal mais antigo em atividade, presente na solenidade e representando a Presidência do TRF da 1ª Região, foi o primeiro a discursar. O desembargador proferiu palavras de agradecimento, afirmando ser um reconhecimento inesquecível da Seção Judiciária da Bahia pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

A desembargadora federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, muito emocionada, agradeceu o recebimento da honraria, declarando que passou momentos memoráveis na Seção Judiciária da Bahia.

Em seu discurso, o desembargador federal Antônio Oswaldo Scarpa, agradeceu a todos os presentes, em especial, aos servidores da 17ª Vara Federal, afirmando ser um dia especial com o recebimento da medalha e traçando um breve histórico da sua trajetória pessoal e profissional na Seção Judiciária da Bahia.

A desembargadora federal Nilza Maria Costa dos Reis discursou logo após, rememorando a sua trajetória e fazendo alusão a uma viagem de trem: o trem da vida. Lembrou de diversos momentos que passou durante essa trajetória e dos diversos desafios que se apresentaram ao longo de sua carreira, declarando sempre ser possível alcançar os objetivos quando se tem foco, garra e determinação.

Em seguida, a palavra foi franqueada para a desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, que contou um pouco da sua trajetória na Seccional, considerada por ela leve e alegre, e sobre o seu vínculo de amor com a Seção Judiciária da Bahia.

O juiz federal aposentado da SJBA, Luiz Salomão Amaral Viana, começou o seu discurso destacando a palavra gratidão, afirmando ser grato a esta instituição que sempre foi para ele sinal de conforto, sensibilidade e acolhimento. Declarou ainda que esta será mais uma data comemorativa que foi cravada em seu coração e que jamais será esquecida.

A Medalha Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro é a comenda máxima outorgada pela Seção Judiciária da Bahia e homenageia personalidades baianas ou vinculadas à Bahia que tenham contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários neste Estado, especialmente os de competência da Justiça Federal da Bahia. 

A honraria foi instituída por meio da Portaria n. 003 - DIREF/SECOS, em 18 de abril de 2005. A Medalha Aliomar Baleeiro pode ser excepcionalmente concedida, a qualquer tempo, a personalidade que mereça imediata homenagem, a critério do juiz diretor do Foro ou por sugestão de magistrado integrante da SJBA.


241 visualizações

Veja também