Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/04/2019 -

Melhora no Sistema de Segurança da Seção Judiciária

Melhora no Sistema de Segurança da Seção Judiciária

"Nosso sistema de segurança melhorou 100%" - foi o que disse inicialmente o agente de segurança responsável pela área de inteligência da Seccional, lotado na Central de Vigilância, Segurança e Transporte (CEVIT), Héliton Alves de Aguiar, no início da reportagem. E não é pra menos. Para oferecer melhores condições de segurança para juízes, servidores, advogados, jurisdicionados e usuários em geral que utilizam diariamente os ambientes do Fórum Jarbas Nobre, e até a preservação das unidades que estão fora da área física da Seccional, como no caso dos anexos, o setor administrativo da Justiça Federal teve que fazer um investimento de boa monta.

Uma das primeiras e expressivas modificações foi a troca dos equipamentos do Circuito Fechado de Televisão – CFTV, ainda de tecnologia analógica, precários e reduzidos, pelos que utilizam tecnologia digital, e em quantidade bem mais condizente com as novas demandas do presente na Seção Judiciária. A cobertura completa dos chamados "pontos cegos" foi a primeira consequência positiva da aquisição de novos instrumentos de vigilância e controle. Com a instalação das novas câmeras e o redimensionamento dos ângulos de focalização, os "pontos cegos" desapareceram e cresceu o número de áreas submetidas ao controle da vigilância sob o comando da CEVIT.

Hoje em dia, a inspeção de acesso do edifício-sede dispõe de portal detector de metal, porta giratória também com detector de metal e scanner de raio X (do mesmo modelo utilizado nos aeroportos brasileiros), cadastramento de controle de acesso informatizado e coletes balísticos, utilizado pelos vigilantes do ponto de acesso. Em que pese essas significativas aquisições, a CEVIT não se dá por satisfeita. Encontra-se com projeto pronto, apenas esperando a liberação de recurso para dar um passo ainda mais largo na sua missão institucional: adquirir novo sistema Full Hd com controle de acesso e reconhecimento facial online, semelhante a um apresentado recentemente no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

A cobertura de segurança e transporte das missões dos oficiais de justiça em cumprimento aos mandados judiciais, especialmente fora do perímetro urbano da capital do Estado, é uma demanda que a CEVIT tem a intenção de melhorar em breve, através da aquisição de telefone via satélite, sistema de localização GPS, câmera tipo Gopro e drone. Em razão de sua vasta extensão territorial, o município de Porto Velho tem distrito localizado a 481 km de distância, como é o caso de Nova Califórnia. Segundo o servidor Roberval Porto, as missões de segurança dos oficiais de justiça chegam a consumir em média 1.500 km ao mês. Em muitos casos essas diligências ocorrem em locais de precárias condições de rodagem, com pinguelas perigosas, atoleiros, pontes improvisadas e rios correntes por sobre as vicinais, além dos riscos pessoais para o cumprimento de alguns mandados judiciais em locais pouco habitados. Em 2018, o cumprimento de 250 mandados judiciais demandou o percurso de 12.000 km rodados.

O diretor do NUASG, Alex Correa, exaltou o crescimento da CEVIT no aprimoramento das atividades administrativas nos últimos meses, a qual vem procurando aperfeiçoar as atividades para garantir maior efetividade nas áreas de segurança e vigilância. Destacou ainda que o planejamento das atividades de médio e longo prazo é que poderá resultar em ganhos ainda mais expressivos, especialmente em tempos de severas restrições orçamentárias.

A segurança é item de grande relevância em todos os escalões dos órgãos estatais e setores da iniciativa privada. A Justiça Federal, sempre com o interesse maior de preservar a integridade física dos seus jurisdicionados, magistrados, servidores e usuários forenses, vem tomando iniciativa para que seja mais alto e mais qualificado o grau de segurança para todos dentro da sua área física de atuação.


41 visualizações