Magistradas(os), servidoras(es), advogadas(os), promotoras(es) e sociedade em geral participaram da consulta pública promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), no período de 15 de junho a 15 de julho. O objetivo da ação foi definir as metas a serem adotadas pela Justiça Federal no ano de 2025.
De acordo com a consulta pública dos seis tribunais, intitulada Governança Participativa, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi o que alcançou o maior percentual de participação, com 46% de respondentes, seguidos pelo TRF da 3ª Região (TRF3), com 15%, e pelo TRF da 4ª Região (TRF4), com 11%. Os dados apontaram também que mais da metade dos que responderam são servidoras e servidores, com 74% de participação, sucedido por 11% de cidadãs ou cidadãos.
Conforme o relatório da pesquisa, entre as oportunidades de melhorias da Justiça Federal sugeridas para o ano de 2025, as que tiveram um maior percentual de respostas foram: valorizar o corpo funcional (61,3%); aumentar a agilidade nas decisões (41,9%); reduzir a burocracia (37,8%); implementar inovações na forma de atuar (24,3%); promover meios consensuais de solução de conflitos (21,9%); e utilizar linguagem mais simples (20,1%).
Referente as metas sugeridas pelo CNJ que tiveram maior concordância no levantamento, por ordem, foram: 1) identificar e julgar casos de sequestro internacional de crianças (89% das respostas); 2) estimular a inovação no Poder Judiciário (81%); 3) reduzir a taxa de congestionamento (79%); 4) impulsionar a baixa e/ou julgamento de processos criminais (76%); 5) estimular a conciliação (75%); 6) impulsionar os processos de ações ambientais (70%); e 7) priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais (65%).
Todas as informações coletadas estão disponíveis na página do Observatório da Estratégia da Justiça Federal.
Para acessar a íntegra dos resultados da consulta pública basta acessar o link https://bit.ly/3xTKpMv.
Conheça a página do Observatório da Estratégia da Justiça Federal clicando no link https://www.cjf.jus.br/observatorio/.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).