Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/07/2024 - INSTITUCIONAL

CJF recomenda que órgãos da União somem esforços por maior celeridade em matérias de seguridade social

CJF recomenda que órgãos da União somem esforços por maior celeridade em matérias de seguridade social

Por meio da Recomendação CJF n. 20/2024, a Corregedoria-Geral da Justiça Federal orientou a Advocacia-Geral da União (AGU), a Procuradoria-Geral Federal (PGF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a conjugarem esforços para dar maior celeridade em processos de matéria de seguridade social. A ação cumpre com o disposto no Acordo de Cooperação Técnica CJF/AGU/PGF/INSS n. 5/2023.  

O objetivo da cooperação entre as instituições é assegurar a promoção dos direitos sociais, viabilizando a redução de litigiosidade, o fomento à conciliação, a racionalização de fluxos e a prestação jurisdicional mais rápida e eficaz, sobretudo nas ações previdenciárias.   

Em relação ao cumprimento de decisões judiciais, a recomendação inclui a adoção de um modelo de ato decisório com quadro-resumo estruturado usado pelo Serviço de Informação e Automação Previdenciária (PREVJUD), para envio eletrônico das decisões judiciais à Central Especializada de Análise de Benefícios (CEAB-DJ), quando disponíveis nos sistemas processuais eletrônicos, a fim de viabilizar o cumprimento de ordens judiciais de forma automatizada pelo INSS, garantindo-se mais efetividade à prestação jurisdicional. 

Entre as ações previstas ainda na Recomendação, estão a melhoria no fluxo de processos, de forma a permitir um aumento no número de propostas de acordos judiciais apresentadas; a realização de mutirões e juizados itinerantes mediante prévia articulação com a respectiva Procuradoria Regional Federal e com o INSS, de modo a permitir o planejamento e a viabilização de recursos humanos e orçamentários necessários a sua participação; e o debate entre as instituições, com vistas a identificar potenciais pontos de alto grau de litigiosidade e a sugerir medidas para o seu enfrentamento. 

Essa matéria está associada ao ODS 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


373 visualizações

Veja também