Amanhã, 4 de abril, das 14h às 18h, a Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (COJEF-TRF1) e a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) promoverão o workshop Mutirões Pop Rua Jud: desafios e experiências de boas práticas na Justiça Federal da 1ª Região. O evento será realizado em formato híbrido, sendo presencial na Sala de Reuniões das Turmas Recursais da SJDF, em Brasília-DF, e virtual com transmissão pela plataforma Teams.
A abertura do workshop ficará a cargo do coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, desembargador federal Carlos Pires Brandão e o encerramento será realizado pela juíza federal diretora do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, Edna Márcia.
Na programação do evento estão previstos diversos painéis de discussão, com temas relevantes que envolvem a realização dos mutirões do Pop Rua Jud na 1ª Região. O painel das 15h30 contará com a ilustre participação da coordenadora dos Juizados Especiais Federais da Bahia, juíza federal Marla Consuelo Santos Marinho, que abordará o tema Experiência Pop Rua Jud na Bahia. A magistrada liderou o 1º Mutirão Pop Rua Jud Salvador, ocorrido nos dias 3 e 4 de outubro de 2023. A ação interinstitucional teve um público estimado de 800 pessoas e foram realizados um total de 3.320 atendimentos.
A Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (Pop Rua Jud) foi instituída por meio da Resolução CNJ n° 425/2021 e o seu objetivo é garantir o amplo acesso à Justiça para as pessoas em situação de rua. Os trabalhos relacionados à política estão voltados para auxiliar na superação das barreiras enfrentadas por essa população em função das múltiplas vulnerabilidades econômica e social, assim como a situação de precariedade ou mesmo de ausência de moradia.
Essa matéria está associada ao ODS 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).