Na última sexta-feira, 2 de fevereiro, das 9h às 13h, o Comitê Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (Pop Rua Jud) promoveu evento de abertura dos trabalhos de 2024, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Coordenação dos Juizados Especiais Federais na Bahia (COJEF) e servidores do Núcleo de Apoio à Coordenação (NUCOD) participaram da cerimônia, virtualmente, pelo canal do CNJ no YouTube.
O evento teve por objetivo debater ações para o exercício do corrente ano e foi destinado a integrantes do Comitê Nacional e da rede nacional Pop Rua Jud, magistrados e servidores do Judiciário que atuam com esta temática.
Na abertura dos trabalhos foram apresentados temas como: Visão de futuro da política judiciária – onde estamos e para onde vamos, com apresentação do Plano de Ação e perspectivas da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário; Expectativas de avanços nos eixos de atuação da Política Pop Rua Jud e Política Nacional Pop Rua Jud – um trabalho empático e em rede colaborativa.
A Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (Pop Rua Jud) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para oferecer, nos tribunais brasileiros, atendimento prioritário e sem burocracia à população em situação de rua. A principal finalidade é abrir as portas aos mais vulneráveis, viabilizando acesso rápido, simples e efetivo.
Em outubro de 2023, a capital baiana recebeu o 1º Mutirão Pop Rua Jud Salvador. A iniciativa foi capitaneada pela Justiça Federal, estando à frente na condução das atividades a juíza federal coordenadora dos Juizados Especiais Federais, Marla Consuelo Santos Marinho, contando com o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef/TRF1) e com a parceria de diversas instituições e entidades relevantes do Estado. O primeiro evento realizou 3.320 atendimentos, recebendo um público estimado de 800 pessoas.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).