A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (CGPLS-SJBA) se reuniu na última quinta-feira, 1º de agosto, para discutir a continuidade de execução de estratégias do Plano de Ação Socioambiental desta Seção Judiciária, referente o biênio 2023-2024.
A reunião ocorreu pelo aplicativo Teams e contou com a presença do juiz federal da 3ª Relatoria da 3ª Turma Recursal desta Seccional e presidente da Comissão, Eudóxio Cêspedes Paes, da diretora da Secretaria Administrativa, Patrícia Moraes de Menezes, e demais membros do comitê.
O encontro foi dirigido pela servidora Cláudia Daniel, supervisora da Seção de Apoio à Gestão Estratégica (SEAGE/NUCGE), que apresentou levantamentos atuais referentes ao desenvolvimento do Plano de Ação Socioambiental da Seccional.
Na ocasião, foram discutidas novas medidas para desenvolvimento sustentável que podem ser implementadas na Justiça Federal da Bahia, com vistas a realizações constantes e graduais de ações de sensibilização que estimulem a conscientização do corpo funcional para a sustentabilidade, como a realização de eventos com convidados ligados ao tema.
Foi destacada também a importância da adoção estratégica de mais políticas de sustentabilidade com o intuito de reformar a cultura organizacional e implementar as melhores práticas, sempre incentivando o consumo consciente e pensando em como minimizar os impactos negativos que possam ser causados no meio ambiente e na sociedade.
A SJBA tem se mantido atenta e prioriza ações de planejamento estratégico que visem à sustentabilidade, como digitalização de processos; redução no uso dos copos descartáveis até sua total extinção; redução no consumo de papel; gradual redução no consumo de garrafões de água e sua substituição por purificadores; uso de energia solar; ilhas de lixo para o descarte correto de papel, papelão e plástico; pontos de coleta para cápsulas de café usadas; pontos de coleta para produtos eletroeletrônicos e também para o descarte de pilhas e baterias, entre outras ações.
A CGPLS-SJBA tem por objetivo provocar a reflexão, conscientização e discussão de estratégias e ações que estimulem a mudança dos padrões de compra, consumo, gestão documental e engajamento da força de trabalho nas ações relativas à sustentabilidade ambiental, econômica e social.