O desembargador federal César Jatahy, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), recebeu a Medalha de Ordem do Mérito da Polícia Militar, em solenidade ocorrida na última sexta-feira, 19, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, em Salvador/BA.
O desembargador federal César Jatahy Fonseca é baiano e fez sua carreira na magistratura federal, predominantemente, na Seção Judiciária da Bahia. O magistrado exerceu os cargos de auxiliar judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e foi promotor de Justiça no Estado da Bahia. No ano de 1998, foi nomeado para o cargo de juiz federal substituto desta Seccional e aqui desenvolveu sua carreira na magistratura à frente de diversas unidades jurisdicionais, das mais variadas competências. Antes de sua ascensão o cargo de desembargador federal do TRF da 1ª Região em 2020, por merecimento, foi juiz federal da 19ª Vara de Execução Fiscal, da 2ª Vara Criminal e da 24ª Vara de Execução Fiscal.
Além do desembargador homenageado, participaram da cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Coutinho; o ex-comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo; o diretor-geral da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Jatahy Júnior, irmão do desembargador federal do TRF1, e outros familiares do homenageado.
A Medalha do Mérito Policial Militar foi instituída pelo Decreto Estadual da Bahia n. 18.312, de 17 de fevereiro de 1962, e é destinada a personalidades civis e militares que tiverem destaque nos serviços prestados à sociedade.
Essa matéria está associada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).