Na última terça-feira, 23 de abril, durante sessão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram eleitos os novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o biênio 2024-2026. Os novos dirigentes tomarão posse em agosto deste ano.
O ministro Herman Benjamin será o novo presidente do STJ e CJF, em substituição à ministra Maria Thereza de Assis Moura, e o ministro Luis Felipe Salomão o novo vice-presidente, em substituição ao ministro Og Fernandes. O ministro Salomão também acumulará o cargo de corregedor-geral da Justiça Federal.
Também passarão a integrar o CJF no próximo biênio, com posse prevista para maio, os ministros do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, como membro efetivo, e Messod Azulay Neto, como suplente.
O ministro Mauro Campbell Marques foi indicado para ser o próximo corregedor no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a sua indicação será submetida à apreciação do Senado Federal, e a nomeação caberá ao presidente da República.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).