Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/09/2024 - INSTITUCIONAL

JFBA participa do FestLabs 2024

JFBA participa do FestLabs 2024

A Justiça Federal da Bahia marcou presença mais uma vez, no Festival Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs 2024), que aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro. A JFBA foi representada no evento pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), Liliana Kelsch Sarmento, e a supervisora da Seção de Apoio à Gestão Estratégica (SEAGE), Claudia Daniel.  

A edição 2024 trouxe à tona discussões sobre a modernização e inovação no Judiciário brasileiro. A abertura do evento contou com discursos importantes, como o da conselheira Daniela Madeira, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, que destacou a plataforma RenovaJud e sua missão de reunir iniciativas inovadoras para melhorar o sistema de Justiça, e do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que salientou a relevância estratégica da inovação para enfrentar os desafios do Judiciário nos dias atuais.  

Durante os dias do Festival, as representantes da JFBA participaram de uma série de palestras, painéis, apresentações de projetos e oficinas práticas que possibilitaram o debate de ideias inovadoras, compartilhamento de iniciativas e construção de parcerias voltadas para a transformação e a elevação da eficiência nas diferentes unidades do Poder Judiciário.  

Para a diretora do NUCGE, Liliana Sarmento, a participação no Festival representa uma oportunidade de conexão, integração e fortalecimento da rede dos laboratórios do Judiciário, uma vez que o evento permite não só a troca de experiências, mas também a divulgação de boas práticas dos tribunais brasileiros.  

O FestLabs busca estimular o espírito inovador no Poder Judiciário, promovendo um ambiente multidisciplinar onde a tecnologia e a sustentabilidade se encontram para gerar soluções inovadoras. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais sediados no Estado do Rio de Janeiro: Tribunal de Justiça (TJRJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).  

O evento foi encerrado com a palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que participou da entrega do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, que reconhece projetos inovadores que estão transformando a prestação jurisdicional no Brasil.   

Essa matéria está associada ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


65 visualizações

Veja também