A juíza federal da 14ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, Cynthia Lopes, esteve presente na 2ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que aconteceu no domingo, 20, em Salvador. Na ocasião, a magistrada esteve acompanhada do membro da Comissão de Avaliação, desembargador Mário Albiani, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Pina Resende, e do juiz do Trabalho, Fernando Leite.
Na Bahia, foram 1.709 pessoas inscritas e 496 estiveram ausentes. As provas tiveram início às 13h, com duração de 3 horas, e foram aplicadas no Centro Universitário Estácio da Bahia, campus Gilberto Gil, localizado no bairro do Stiep, e no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí.
O Enam foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), tendo como banca examinadora a FGV Conhecimento.
O objetivo da prova é assegurar que os processos seletivos para magistratura valorizem a vocação para a carreira, o raciocínio e a resolução de problemas. A habilitação constitui um pré-requisito para bacharéis em Direito prestarem concursos públicos voltados ao ingresso na carreira de juiz, assim como possui caráter eliminatório e não classificatório.
O gabarito definitivo e a relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no dia 19 de novembro.