O Momento PJe realizado no dia 13 de setembro com o tema Orientações para o contorno dos problemas recentes - PJe 1º grau trouxe orientações para os usuários sobre as complicações envolvendo o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) no 1º grau da 1ª Região. O objetivo foi repassar algumas dicas e soluções para contornar problemas que resultaram na indisponibilidade temporária da plataforma no período de 10 a 12 de setembro.
Após verificação, foi constatado que o incidente aconteceu devido a uma sobrecarga do sistema, em que um campo específico de muita importância chegou ao seu limite. A sobrecarga deste campo gerou reflexo em mais de 40 tabelas, impactando mais de 200 programas. Mesmo após a solução aplicada, foi informado que o PJe continuou apresentando erros pontuais.
Caso os erros permaneçam, a orientação é que eles sejam postados no canal de comunicação do PJe 1º grau ou PJe 2º grau, através do e-mail csti@trf1.jus.br ou via e-Sosti, pois as equipes técnicas continuam acompanhando e avaliando os erros recorrentes.
Confira abaixo os erros permanentes e soluções para contorná-los:
1. Com o retorno do sistema, todos os processos que, após minuta, obtiveram o lançamento de movimentação efetuada foram perdidos. Depois da correção, viu-se que não foi possível recuperar tal movimentação. Neste caso, o lançamento de movimentação deve ser refeito.
2. Alguns dados cadastrados do miniPAC não foram salvos. Os processos que tinham, por exemplo, ato ordinatório e preparação de comunicação foram impossibilitados de ser assinados. Caso a(o) magistrada(o) tente assinar o documento neste contexto, acarretará uma mensagem de erro, impossibilitando a assinatura. Para solucionar esse problema, os dados devem ser cadastrados novamente para a assinatura ser efetuada.
3. Os documentos não estão carregando para serem assinados. A solução de contorno disponibilizada consiste em: retirar o documento da tarefa, retornando para a análise de secretaria, novamente inseri-lo na tarefa e, após, clicar no documento que está dando erro inesperado. Com esta ação, a minuta anterior será perdida.
3.1 Como recuperar a minuta perdida? Primeiro, clique em “autos digitais”. Abra o processo e clique em “documentos”. A minuta irá aparecer como documento não juntado. Para visualizá-la, basta clicar no documento ao lado direito da tela. Com isso, é possível recuperar a minuta. Basta apenas copiar e colar o documento na tarefa. Caso conste erro inesperado, será impossível retirar a minuta da tarefa. Para solucionar este problema, é preciso selecionar o processo, clicar na seta "movimentar em lote" e utilizar a opção "cancelar conclusão". Dessa forma, o processo será movimentado.
3.2 Quanto ao erro na aba dos processos sigilosos, ainda está sendo verificado pela equipe para ser corrigido.
Se você deseja assistir o Momento PJe para saber mais detalhes acerca deste assunto, acesse o link https://tinyurl.com/3645t6vj.
Essa matéria está associada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).