Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/11/2024 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária da Bahia promove curso de Inteligência Artificial no Judiciário

Seção Judiciária da Bahia promove  curso de Inteligência Artificial no Judiciário

Em sua busca contínua por modernização e inovação, a Seção Judiciária da Bahia promoveu o curso IA no Judiciário para 40 magistradas(os) e servidoras(es), na última segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h. A iniciativa foi realizada pela Direção do Foro e pelo Laboratório de Inovação da SJBA (LABahia), com o apoio da Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA).  

As aulas aconteceram na sala de treinamento, localizada no 3º andar do Anexo III, sendo ministradas pelo juiz federal Rafael Lima da Costa, da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA). O curso ofereceu uma visão teórica e prática sobre o uso de softwares de IA Generativa, visando utilizar ferramentas, como o CHATGPT e o Claude, para apoiar a análise de processos judiciais.  Dividido em dois módulos, o curso abordou a história e evolução da IA, além de suas aplicações específicas no campo jurídico.  

Segundo o juiz federal Rafael Costa, o curso tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos da IA para extrair o máximo da potencialidade desses softwares, bem como de compreender os limites éticos e técnicos dessas ferramentas.  Sempre mediada pela condução e interação humana, a IA Generativa é uma tecnologia que, no Judiciário, tem o potencial de aumentar a eficiência e a qualidade na análise dos processos.  

O juiz ainda afirmou que as ferramentas de IA favorecem para que o usuário possa extrair dados de forma adequada, estruturada e, assim, tomar sua decisão com base nesse arcabouço de dados. Isso trará potencialmente um ganho de eficiência na resposta jurisdicional.  

A capacitação de usuárias(os) é primordial para que o usuário saiba utilizar essa ferramenta de maneira adequada e dentro de limites éticos e técnicos.




19 visualizações

Veja também