O Serviço de Apoio à Gestão Socioambiental (SERAMB/NUCGE) está preparando um evento simbólico na Seção Judiciária da Bahia, nesta sexta-feira, 20, em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro e tem como principais objetivos a conscientização a respeito desse importante recurso natural e a preservação da natureza.
As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais. Esse incentivo à proteção do meio ambiente serve para que as pessoas criem hábitos que preservem o ecossistema, sobretudo a espécie humana.
Para o sucesso deste evento é preciso o engajamento de todas(os) as(os) magistradas(os), servidoras(es), terceirizadas(os) e estagiárias(os) desta Seccional, contribuindo com a doação de mudas de árvores ou sementes de chás indicadas para o plantio. O ato simbólico ajudará a revitalizar o estacionamento do Fórum Teixeira de Freitas, bem como a horta comunitária.
Desse modo, as pessoas interessadas em colaborar com esta importante ação poderá trazer a muda escolhida nesta sexta-feira, 20, na portaria do prédio sede da SJBA, onde serão recepcionadas pelo servidor Izauro de Souza Ferreira Junior, da SERAMB.
A iniciativa está sendo realizada em parceria com o serviço de jardinagem que indicaram as melhores espécies para plantio em pontos estratégicos da SJBA. Conheça as espécies, traga a sua muda e participe desta ação que marcará a importância da proteção do meio ambiente.
Para a área do estacionamento, as mudas de árvores indicadas considerando as raízes são acácia, coqueiro, pau brasil, rabo de peixe e sibipiruna.
Já para a horta comunitária são muda ou semente de camomila, capim-santo, erva-cidreira, erva-doce e hortelã.
Essa matéria está associada ao ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 15 (Vida Terrestre).