Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/10/2022 -

Agentes da Polícia Judicial participam de Teste de Aptidão Física

Agentes da Polícia Judicial participam de Teste de Aptidão Física

Os agentes de Polícia Judicial da Justiça Federal em Goiás fizeram nesta segunda-feira (3/10) o Teste de Aptidão Física de 2022 (TAF), que integra o Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus. Ao todo, 21 técnicos judiciários da área de segurança foram avaliados.

Os participantes do teste, com idades entre 32 e 66 anos, foram submetidos à exame médico preliminar que os consideraram aptos para participar do TAF, composto por corrida de 12 minutos e testes de flexões de braço e abdominais com um minuto cada, medidos de acordo com a faixa etária dos servidores. As atividades foram aplicadas pelo agente da Polícia Judicial do Superior Tribunal Militar (STM), Luciano Lopes, que também é formado em Educação Física.

Os aprovados no Programa de Reciclagem continuarão a receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), instituída pela Lei 11416/2006 e que é devida aos servidores da área de segurança que estejam no efetivo desempenho de suas atividades. Além disso, a aprovação no TAF, além de auxiliar na avaliação de saúde do servidor, poderá ser aproveitada no teste físico do Programa de Seleção e Treinamento do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal, previsto na Portaria Presi 34/2022 e que leva em consideração a necessidade de aprimoramento contínuo dos procedimentos de controle e segurança e a execução de medidas especiais em segurança judiciária, notadamente as relacionadas à proteção de magistrados e servidores em situação de risco.

A estrutura do teste contou com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, que cedeu as instalações e socorristas do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Goiânia para os testes físicos, que deveriam ser executados de acordo com as diretrizes do anexo I da Resolução CJF 704/2021. Todo processo foi acompanhado por servidoras da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER) e pela médica do Núcleo de Bem Estar Social (NUBES) da Seccional.

Aulas teóricas
Além do TAF, os servidores da Seção e Subseções Judiciárias de Goiás também terão aulas e avaliações teóricas sobre Inteligência Estratégica, Segurança Orgânica e Segurança de Autoridades. O conteúdo está sendo ministrado por meio de ensino à distância, com carga horária de 30 horas/aula.


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás


163 visualizações