Os agentes de Polícia Judicial da Justiça Federal em Goiás fizeram nesta segunda-feira (3/10) o Teste de Aptidão Física de 2022 (TAF), que integra o Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus. Ao todo, 21 técnicos judiciários da área de segurança foram avaliados.
Os participantes do teste, com idades entre 32 e 66 anos, foram submetidos à exame médico preliminar que os consideraram aptos para participar do TAF, composto por corrida de 12 minutos e testes de flexões de braço e abdominais com um minuto cada, medidos de acordo com a faixa etária dos servidores. As atividades foram aplicadas pelo agente da Polícia Judicial do Superior Tribunal Militar (STM), Luciano Lopes, que também é formado em Educação Física.
Os aprovados no Programa de Reciclagem continuarão a receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), instituída pela Lei 11416/2006 e que é devida aos servidores da área de segurança que estejam no efetivo desempenho de suas atividades. Além disso, a aprovação no TAF, além de auxiliar na avaliação de saúde do servidor, poderá ser aproveitada no teste físico do Programa de Seleção e Treinamento do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal, previsto na Portaria Presi 34/2022 e que leva em consideração a necessidade de aprimoramento contínuo dos procedimentos de controle e segurança e a execução de medidas especiais em segurança judiciária, notadamente as relacionadas à proteção de magistrados e servidores em situação de risco.
A estrutura do teste contou com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, que cedeu as instalações e socorristas do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Goiânia para os testes físicos, que deveriam ser executados de acordo com as diretrizes do anexo I da Resolução CJF 704/2021. Todo processo foi acompanhado por servidoras da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER) e pela médica do Núcleo de Bem Estar Social (NUBES) da Seccional.
Aulas teóricas
Além do TAF, os servidores da Seção e Subseções Judiciárias de Goiás também terão aulas e avaliações teóricas sobre Inteligência Estratégica, Segurança Orgânica e Segurança de Autoridades. O conteúdo está sendo ministrado por meio de ensino à distância, com carga horária de 30 horas/aula.
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás