A cidade de Anápolis, juntamente com mais 11 municípios do estado de Goiás comemoraram na última sexta-feira, dia 30 de maio, a ampliação do acesso de mais de 700 mil pessoas, residentes na região, aos serviços da Justiça Federal. O presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Cândido Ribeiro, inaugurou a 2.ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Anápolis e a nova sede do órgão, que conta com instalações mais adequadas para atender à demanda dos usuários e comportar os cerca de 18 mil processos atualmente em tramitação na subseccional. No novo espaço, a 2.ª Vara irá atuar com competência geral e de Juizado Especial Cível e Criminal.
Durante seu discurso, o presidente Cândido Ribeiro falou da satisfação de inaugurar a nova vara, principalmente em razão do desenvolvimento da região por ela assistida, que ocorrerá a partir de agora também em virtude da inauguração do trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul - realizada no último dia 22 de maio - e que liga Anápolis (GO) a Palmas (TO). “ Hoje tenho enorme satisfação em inaugurar a 2.ª Vara da Subseção de Anápolis. E esta satisfação é ainda maior por ser Anápolis ponto central deste grande continente - o Brasil - e que agora estará ligado definitivamente ao Sudeste e ao Norte”, afirmou o presidente. Segundo o desembargador, a ferrovia possibilitará o escoamento de tudo o que for produzido no rico estado de Goiás.
Ele também ressaltou a importância da instalação da vara para Anápolis e para os 11 municípios jurisdicionados durante o ato de posse dos servidores que irão exercer suas atividades na recém-instalada vara, a ser dirigida pelo juiz federal Gabriel Brum Teixeira. “Hoje é um dia especial para a Subseção de Anápolis, que sempre foi sobrecarregada com muitos feitos, pois o município é um polo comercial, estudantil e farmacêutico, e ainda um entreposto na beira da rodovia Belém-Brasília. A 2.ª Vara vai ajudar a distribuir justiça nesta região”, concluiu o desembargador.
O presidente parabenizou os novos servidores e falou da responsabilidade que agora assumem. "A nossa expectativa é que os senhores se dediquem, que gostem do trabalho e da Casa que passarão a servir. E, servindo à Casa, estarão servindo à nossa sociedade", completou.
A necessidade de ampliar as instalações da subseção em virtude do desenvolvimento da região foi confirmada também pelo diretor do foro da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Mark Yshida Brandão. "Acredito que a instalação da 2.ª Vara Federal em Anápolis e a mudança para estas amplas instalações, que hoje estamos inaugurando, sejam mais um passo para acompanhar o desenvolvimento irrefreável desta cidade e oferecer uma prestação jurisdicional à altura de seu auspicioso futuro, movidos pela mesma fé que embalou os sonhos dos pioneiros do passado e instigados pelos desafios que o presente nos propõe", finalizou o magistrado.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Cândido Ribeiro; pelo diretor do foro da SJGO, Mark Yshida Brandão; pela diretora da Subseção Judiciária de Anápolis, juíza federal Iolete Maria Fialho de Oliveira; pelo juiz federal Gabriel Brum Teixeira; pelo prefeito de Anápolis, João Batista Gomes Pinto; pelo presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Luiz Santos Lacerda; pelo representante do procurador-chefe do Ministério Público Federal do estado de Goiás, Rafael Paula Costa; e pelo representante da OAB/Seção Goiás e Seccional Anápolis, secretário-geral adjunto Jorge Henrique Elias.
Estiveram presentes à inauguração o diretor do foro, em exercício, da Seção Judiciária do Distrito Federal, juiz federal Rui Costa Gonçalves; os juízes federais Paulo Ernane Barros e Carlos Humberto de Souza; o diretor do foro, em exercício, da Comarca de Anápolis, juiz de direito Johnny Ricardo de Oliveira Freitas; o diretor do foro Trabalhista do município, juiz do trabalho Sebastião Alves Martins; o representante do procurador-geral do estado de Goiás, procurador do estado em Anápolis, Luiz Carlos Mendes; o procurador-chefe da União em Goiás, Celmo Ricardo Teixeira da Silva; a procuradora-chefe da Fazenda Nacional em Goiás, Adriana Gomes de Paula Rocha e a procuradora seccional da Fazenda Nacional de Anápolis, Renata Branquinho Cardoso da Mota, entre outras autoridades.
A solenidade foi prestigiada ainda pelo diretor-geral do Tribunal, Carlos Frederico Bezerra, pelo secretário-geral da Presidência, Deyr Gomes Junior, pela diretora da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro do Tribunal (Secor), Kátia Regina Ribeiro de Santa Ana; por servidores da Subseção e convidados.
Fonte: Ascom/TRF1.ª Região