16/12/2019 -
Justiça Federal de Goiás realizou em 2019 mais de 280 audiências de conciliação sobre correção dos expurgos inflacionários de planos econômicos
De abril a dezembro de 2019, o Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária de Goiás (CEJUC/SJGO), coordenado pelo juiz federal Mark Yshida Brandão, realizou audiências de conciliação com ações de expurgos inflacionários da poupança da Caixa Econômica Federal (CEF) que estavam nas Turmas Recursais e no TRF1.
As propostas de acordo para o término do processo judicial foram feitas pelo banco aos poupadores que aderissem ao instrumento de acordo coletivo firmado entre a Advocacia-Geral da União (AGU), Frente Brasileira pelos Poupadores (FEBRAPO), Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF) e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme a diretora do CEJUC/SJGO, Carolina Brito Alves, foram realizadas mais de 280 audiências -- tendo sido obtido acordo em 75% delas, havendo o pagamento de R$ 2.590.614,74 aos clientes da CEF. Efetuado sobre as diferenças dos expurgos das cadernetas de poupança, o valor liquidado refere-se aos Planos Econômicos Bresser, Verão e Collor II.
Fonte: Seção Judiciária de Goiás
Jornalista Responsável: Iracele Barros
69 visualizações