O Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC) da Justiça Federal em Goiás encerrou a Semana Nacional de Conciliação 2021 com acordos da ordem de R$ 118,6 mil em processos envolvendo a Caixa e relativos à indenizações, cobranças e de expurgos da Poupança.
A atividade foi desenvolvida em parceria com as varas cíveis e as Turmas Recursais da Justiça Federal, além de contar com o apoio de conciliadores voluntários, selecionados e capacitados pela seccional, que atuaram sob a coordenação do juiz federal Warney Paulo Nery Araújo e da diretora da CEJUC, Carolina Brito Alves, além dos servidores da unidade. Ao todo, as equipes analisaram 91 processos e realizaram as audiências por teleconferência, em função das medidas de enfrentamento à Covid-19.
Conciliação: Mais tempo para você
Com este tema, a Semana Nacional de Conciliação tentou sensibilizar o cidadão a aproveitar melhor o seu tempo ao optar pelo método de auto resolução de conflitos, que oferece praticidade e rapidez para as partes, bem como maior eficiência para a estrutura judiciária. Neste ano, a campanha buscou incentivar a conciliação nas execuções fiscais e não fiscais.
A campanha destacou ainda que a Conciliação é uma solução permanente e que está disponível a todos na Justiça Federal. A decisão de conciliar pode vir das partes e, na esfera federal, pode abranger causas em que a União, uma de suas autarquias ou empresas públicas forem parte no processo; ou em processos criminais que tratem de crimes políticos, praticados contra bens, serviços ou interesses da União, de uma de suas autarquias ou empresas públicas.
Seção de Comunicação Social – SECOS
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás
secos.go@trf1.jus.br