Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/03/2023 -

Justiça Federal em Goiás recebe servidores para curso de Justiça Restaurativa

Justiça Federal em Goiás recebe servidores para curso de Justiça Restaurativa

Teve início nesta segunda-feira (6/3) a segunda etapa do 1º Curso de Formação Prática em Justiça Restaurativa Aplicada à Justiça Federal, promovido pelo Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, e com apoio da Caixa Econômica Federal.

O curso conta com a participação de servidores da Justiça Federal da 1ª e 6ª Regiões e as atividades serão realizadas até o dia 10/3, dando sequência ao seminário virtual realizado em fevereiro, integrando o ciclo de formação de facilitadores e multiplicadores dos conceitos e práticas de Justiça Restaurativa. Com perfil mais prático, os alunos e instrutores discutirão como irão aprimorar habilidades e competências a partir das teorias já abordadas antes de atuarem em casos reais.

Os participantes foram recebidos pelo juiz federal Alysson Maia Fontenele, que agradeceu a parceria com o TRF1 e a oportunidade de receber o curso de forma presencial, o que enriquece a troca de experiências entre magistrados e servidores. “Todos nós estamos motivados e animados com o que a Justiça Restaurativa pode oferecer. Trata-se não só de um novo projeto de Justiça, mas também um novo projeto de sociedade”, afirmou o coordenador do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária de Goiás, que destacou ainda o apoio dado pela Diretoria do Foro (DIREF).

Em seguida, a Coordenadora Geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, Desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso, agradeceu o acolhimento dado pela DIREF em Goiás para que as atividades possam focar nos principais desafios da implementação da Política Nacional de Justiça Restaurativa, definida na Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Vice-Coordenador da Coordenadoria-Geral de Projetos da 6ª Região, desembargador federal André Prado Vasconcelos, por sua vez, ressaltou a importância de se qualificar magistrados e servidores neste segmento, para que eles atuem como multiplicadores das práticas restaurativas.

“Não é possível fazer uma mudança de política judiciária sem mudança de cultura. E é essa alteração, ao meu sentir, que esse curso tem a fazer, transformando essa lide social em reconstrução do Estado Democrático de Direito”, avaliou o magistrado.

Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás
secos.go@trf1.jus.br


97 visualizações