A sessão será presidida pelo juiz federal Alderico Rocha Santos e terá a participação de um corpo de jurados, que analisarão a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal. Segundo a Procuradoria da República, o acusado tentou assassinar os servidores públicos do Incra e da Justiça Estadual quando estes cumpriam uma ordem de reintegração de posse num território rural da cidade de Itaberaí.
Ao ingressarem na propriedade, os servidores foram recebidos pelo acusado e outras pessoas que o acompanhavam, o que impediu o cumprimento da ordem judicial. Ao deixarem a propriedade para chamar reforço policial, o grupo foi abordado pelo acusado, que os mandou parar e começou a atirar contra a camionete onde estavam, o que fez com que os servidores deixassem o veículo para se esconder no pasto.
A defesa do acusado, a cargo da Defensoria Pública da União (DPU), alegou que não há prova material do crime, uma vez que não houve prisão em flagrante, apreensão da arma de fogo ou perícia no local. Além disso, a defesa sustenta que não houve intenção de agredir os servidores, uma vez que o acusado teria atirado para cima.
As teses da acusação e defesa estão nas informações públicas do processo 0029388-36.2012.4.01.3500, e podem ser acessadas na consulta pública do Processo Judicial Eletrônioco (PJe).
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás