Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/03/2023 -

Magistrados de Goiás são promovidos por antiguidade ao cargo de desembargador federal do TRF1

Magistrados de Goiás são promovidos por antiguidade ao cargo de desembargador federal do TRF1

Os juízes federais Urbano Leal Berquó Neto (8ª Vara Federal) e Euler de Almeida Silva Júnior (9ª Vara Federal) foram eleitos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para ocupar duas vagas de desembargador federal na Corte.

Os magistrados da Seção Judiciária de Goiás foram promovidos pelo critério de antiguidade e estão na lista que inclui outros quatro juízes federais do Distrito Federal e Bahia. As vagas que serão ocupadas por eles foram objeto do processo julgado nesta quarta-feira (22/3), que tratou da promoção de juiz federal para preenchimento de 13 dos 16 novos cargos de desembargador federal, criados pela Lei 14.253/2021 que ampliou a composição do TRF1 de 27 para 43 magistrados.

A sessão plenária extraordinária do TRF1 também definiu a lista de magistrados a serem promovidos pelo critério de merecimento. De 34 candidatos que participaram do edital de promoção, o TRF1 escolheu nove, cujos nomes serão encaminhados ao presidente da República. Da Seção Judiciária de Goiás estão na lista os juízes federais Leão Aparecido Alves (11ª Vara Federal) e Candice Lavocat Galvão Jobim (2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais), além de outros nomes da Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Minas Gerais.

Caberá ao presidente da República escolher sete dos nove juízes federais a serem promovidos por merecimento. Eles se juntarão aos seis magistrados eleitos por antiguidade, que serão empossados futuramente por meio de decreto do chefe do Poder Executivo Federal.

Quinto Constitucional
Há ainda três vagas de desembargador federal do TRF1 ainda se encontram abertas e que são destinadas aos membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil pelo quinto constitucional, conforme previsto na Constituição Federal.

Com informações da ASCOM/TRF1.


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal - Seção Judiciária de Goiás


44 visualizações