A primeira reunião do Dia A da Aposentadoria integrou magistrados e servidores aposentados e da ativa e pensionistas, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer as ações da Seção Judiciária de Goiás para aprimorar o sentimento de pertencimento das pessoas que ajudaram a construir a Justiça Federal no Estado.
O encontro, realizado nesta sexta-feira (27/5), foi aberto pelo Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária de Goiás, Fausto Mendanha Gonzaga, que destacou a necessidade de cultivar o relacionamento entre os magistrados e servidores do passado e do presente. Citando sua trajetória, iniciada como servidor, o magistrado lembrou que as pessoas que constroem a Justiça Federal se dedicam sua vida à instituição e aos serviços prestados à sociedade e que todo esse empenho deve ser reconhecido e resgatado. “Não é fácil julgar, lidar com causas e cada um de nós tem papel fundamental nesta construção que é a Justiça Federal em Goiás”, avaliou.
Após o pronunciamento do Juiz Federal Fausto Mendanha Gonzaga, o Dia A da Aposentadoria recebeu a psicóloga e psicanalista Liliana Rios Oliveira Barreto, que ministrou a palestra Saúde Mental na Aposentadoria. Ela destacou a necessidade de adaptação da rotina para uma melhor qualidade de vida. “Passamos boa parte da vida dedicados ao trabalho e buscando realização profissional. E aqui na Justiça Federal vocês já contribuíram bastante para esta construção, mas com a aposentadoria surge o tempo de ressiginificar e as pessoas podem contribuir de várias formas nessa nova etapa da vida”, afirmou.
Entre os exemplos dados, a palestrante destacou a importância de se manter ativo e em contato com colegas, para que a troca de experiências tenha fluidez e constância. “Relacionamentos são feitos de trocas o tempo todo. E nós somos como uma caixa de lápis de cor, onde cada um tem uma cor diferente e juntos podemos colorir muito mais”, sugeriu Liliana, que também indicou que a troca de afetos e experiências ajudam a humanizar e integrar as pessoas.
Ao final, os participantes puderam se reunir para conversar e buscar atendimento junto ao Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), que ofereceu suporte para serviços como recadastramento, crédito consignado e plano de saúde. Na ocasião, eles também puderam tirar dúvidas sobre o Espaço do Aposentado, um conjunto de ferramentas disponibilizado no site da seccional para este público.
A ação foi prestigiada pelos juízes federais Warney Nery Paulo Araújo e Marcos Silva Rosa, próximos diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Goiás, respectivamente; pelo Desembargador Federal João Vieira Fagundes; e contou com o apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás (Sinjufego).
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás