O Conselho da Justiça Federal (CJF) instituiu o Observatório da Estratégia da Justiça Federal como repositório oficial de dados. A definição está na Resolução 774-CJF/2022, publicada no Diário Oficial da União.
Agora, o Observatório passa a ser o instrumento de comunicação da gestão estratégica e planejamento da Justiça Federal para a divulgação de dados, estudos e pesquisas relativas ao segmento, bem como para o acompanhamento das metas nacionais do Poder Judiciário e da estatística relativa à movimentação processual.
O novo normativo também adequa o Observatório da Justiça Federal e incorpora indicadores como o iGovJF ao Painel CJF, além de definir novas fontes dos dados estatísticos. A gestão dos dados associados à estratégia da Justiça Federal ficará a cargo da Secretaria de Estratégia e Governança do Conselho (SEG/CJF), que poderá inserir outras informações, após deliberação da Administração, em virtude de sugestões do CJF e de contribuições e parcerias com órgãos públicos, instituições de pesquisa e representantes da sociedade civil.
Recursos
O Painel CJF será composto por dados do Conselho sobre os servidores e a força de trabalho, processos julgados, orçamento executado, tempo de tramitação e congestionamento da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), além de informações sobre a execução do plano estratégico do Órgão.
O repositório também contará com o tema “Gestão Estratégica e Planejamento”, que traz assuntos vinculados à governança, estratégia, inovação, sustentabilidade e metodologias de gestão na Justiça Federal. Também compõem a plataforma os tópicos sobre “Estudos e Análises” e “Metas e Números da Justiça Federal”, com informações estatísticas para motivar e dar mais transparência à atuação sistêmica de todo o segmento.
Com informações do CJF.
Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás