No período de 28 a 30 de agosto, magistrados, operadores do Direito, estudantes e servidores lotaram o auditório da Seção Judiciária de Goiás para participarem do evento preparado especialmente para comemorar os 45 anos de reinstalação da Justiça Federal no estado.
Durante três dias, os participantes assistiram a palestras, apresentações de teatro, de dança e de música. O juiz federal Juliano Taveira Bernardes ministrou a palestra de abertura do evento e abordou o tema “Justiça federal em perspectiva: novos e velhos desafios constitucionais”. O desembargador federal do TRF da Primeira Região, João Batista Gomes Moreira, participou do segundo dia de comemorações e palestrou sobre “O princípio da sustentabilidade nas decisões judiciais”.
O encerramento do evento aconteceu na tarde da sexta-feira, dia 30 de agosto. Compuseram a mesa solene o presidente do TRF, Mário César Ribeiro; os desembargadores federais João Batista Gomes Moreira e Maria do Carmo Cardoso; o diretor do foro, Mark Yshida Brandão; a superintende da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes de Araújo; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Ferreira, que proferiu palestra naquela tarde sobre “Revisão de contratos”. A desembargadora federal aposentada do TRF, Orlanda Luísa de Lima Ferreira, além de outras autoridades estiveram presentes ao evento.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal fez um breve histórico do processo de instalação da justiça federal no estado, iniciado pelo ministro aposentado do STJ e então juiz federal José de Jesus Filho, até os dias atuais, com a instalação da 2.ª Turma Recursal, ocorrida naquela manhã. Afirmou ainda que a maturidade hoje alcançada pela Seção Judiciária é fruto de um passado dedicado à prestação de serviços aos jurisdicionados e “cultivada pelos profissionais da Justiça Federal que, no presente, dão o melhor de si, pessoas a quem homenageamos especialmente nesta data”, destacou o presidente.
Na ocasião, o juiz federal Mark Yshida agraciou com medalha os servidores com 30 anos de serviço dedicados à Justiça Federal de Goiás: Celso Vieira, Edilberto Rocha Carvalho, Moadia Bayma Goançalves, Oswaldo Rodrigues de Oliveira e Veralice Amorim. A juíza decana da Seção Judiciária de Goiás, Maria Maura Martins Moraes Tayer, foi homenageada com um buquê de flores. Em breves palavras, Mark Yshida agradeceu a todos que dedicaram esforços para a realização do evento, em especial aos servidores da Seção de Comunicação Social da SJGO, Carlos Eduardo e Simone Meggetto, e a servidora Beatriz de Matos, que interpretou o Hino Nacional.
O show de jazz da cantora Cristiane Perné e banda e um coquetel finalizaram a programação.
Fonte: ASCOM/TRF1ª Região