Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/09/2023 -

TRF1 encaminha a criação dos Centros Especializados de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais no âmbito da Justiça Federal

TRF1 encaminha a criação dos Centros Especializados de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais no âmbito da Justiça Federal

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) elaborou um encaminhamento para que as Diretorias dos Foros das Seções Judiciárias adotem providências para implantar os Centros Especializados de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais.

No âmbito da Justiça Federal da 1ª Região, conforme previsto na Resolução Presi 35/2023.

Essas unidades deverão atuar vinculadas aos Núcleos de Práticas Restaurativas (NPRs) e Centros Judiciários de Conciliação (Cejucs), conforme o Plano Escalonado remetido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação das unidades entre os dias 15/9 e 31/10. Em Goiás, o centro de atendimento está em processo de estruturação e deverá ficar pronto dentro do cronograma indicado.

O normativo também prevê um prazo entre os dias 14/7 e 31/10 para a capacitação de magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e estagiários(as) que atuarão nos centros, oferecendo cursos periódicos sobre o tratamento de vítimas no âmbito do sistema de justiça criminal, abordando conteúdos direcionados para a atenção a casos como racismo, violência sexual e de gênero, transfobia e homofobia, geracional, contra pessoas com deficiências, indígenas, quilombolas e refugiados, conforme previsto no artigo 6º, §§ 1º e 2º, da Resolução 253/2018 do CNJ. Neste sentido, as ações na Seção Judiciária de Goiás estarão alinhadas as do TRF1, conforme demais atividades desenvolvidas entre as instituições.

Formulário
O TRF1 também criou um formulário on-line, que está na página das Seções Judiciárias, para atendimento às vítimas e seus familiares. De acordo com a Coordenação Geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, a ferramenta criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal permitirá o atendimento às vítimas e seus familiares, cujas demandas serão encaminhadas eletronicamente aos Cejucs.


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás
 


106 visualizações