Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/04/2022 -

TRF1 faz homenagem póstuma a magistrados que atuaram na Justiça Federal em Goiás

TRF1 faz homenagem póstuma a magistrados que atuaram na Justiça Federal em Goiás

A Justiça Federal da 1ª Região realizou a solenidade de aposição de placas de homenagens póstumas ao ministro José de Jesus Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que passou a dar nome ao Edifício-Sede da Seção Judiciária de Goiás; e ao desembargador federal Nelson Gomes da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que passou a designar o Fórum da Subseção Judiciária de Rio Verde.

A solenidade foi realizada na sexta-feira (8/4), no auditório da Justiça Federal de Goiás, que recebeu as viúvas e familiares dos homenageados, e faz parte da política do TRF1 de reconhecer a trajetória e o legado de grandes magistrados que integraram a corte, com destaque às contribuições para a construção da Justiça Federal da 1ª Região. As placas foram descerradas pelo presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, e pelas viúvas dos homenageados.

Na solenidade, o presidente do TRF1 destacou a importância do reconhecimento da trajetória dos magistrados, a quem ele chamou de imortais, pelos seus feitos na construção da Justiça Federal. “Nenhuma instituição é forte se ela não olha para o passado. Um olhar no passado, um fixar no presente e um mirar no futuro. Esse é o nosso símbolo”, afirmou o desembargador I’talo.

Já o diretor do Foro da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Fausto Mendanha Gonzaga, ao iniciar seu discurso na homenagem, citou que a passagem do tempo pode mudar costumes, opiniões e ideologias, mas que a lei moral e o legado ficam para a eternidade. “Este é um reconhecimento justo e necessário, a fim de que a história seja preservada e se faça justiça diante desse importante legado, que cada um destes grandes homens trouxe para a Justiça Federal em Goiás”.

O diretor da Subseção Judiciária de Rio Verde (GO), o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, citou a poetisa goiana Cora Coralina para destacar que a homenagem é uma forma de recomeçar a trajetória dos magistrados. “Esse recomeço representa uma inspiração para nós, que faremos de tudo para continuar honrando os homenageados”, destacou.

Magistrado com atuação próxima ao ministro José de Jesus Filho e ao desembargador Nelson Gomes da Silva, o desembargador federal João Batista Gomes Moreira relembrou as trajetórias dos homenageados na Justiça Federal e o papel deles na construção da instituição. “Minha saudação e reconhecimento a todos que honraram a Justiça Federal em Goiás ontem e hoje e haverão de honrá-la no futuro”, afirmou.

Familiares
Em seus discursos, os familiares dos homenageados destacaram a dedicação dos homenageados, tanto com a carreira jurídica quanto com as pessoas que conviviam com eles na corte e no dia-a-dia.

O promotor de Justiça Dicken William Lemes Silva, filho do desembargador Nelson, enfatizou a paixão do magistrado pelas suas origens familiares e culturais e pela atuação da Justiça, “que teve no TRF1 um locus privilegiado para bem exercitar o seu ofício”. Já Rosa Perdiz Carvalho de Jesus, viúva do ministro José de Jesus Filho, destacou a personalidade do magistrado no trato com as pessoas. “Atendia a todos com a mesma distinção e gentiliza. Nossa casa sempre foi aberta aos amigos, colegas e profissionais”, recordou.

Os pronunciamentos foram acompanhados pela mesa de honra, que além dos citados também teve a presença do desembargador federal Marcos Augusto de Sousa; a desembargadora federal Maria Maura Martins Moraes Tayer; o secretário interino de Estado da Casa Civil, Jorge Luís Pinchemel, que representou o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; e a viúva do desembargador federal Nelson Gomes da Silva, Alcione Lemes e Silva.

Prestigiaram o evento grande parte dos magistrados federais que atuam na Seccional; juízes federais em auxílio no TRF1; o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, juiz federal Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, além de representantes dos órgãos do Poder Judiciário, como Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Desembargador Daniel Viana Júnior; Presidente da Associação dos Juízes Federais da Primeira Região, Shamyl Cipriano; Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Zacarias Neves Coelho; Procuradora Chefe da Procuradoria da República em Goiás, Léa Batista de Oliveira Moreira Lima; Procuradora-Chefe da União, Sílvia Chemet Kanso; Secretária Geral Adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás, Fernanda Collicchio; Procurador Municipal Aldo Luis Silva Pereira, Representante do Prefeito de Rio Verde; Presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Vereador Lucivaldo Medeiros, além de outros representantes de entidades ligadas ao Direito e à Justiça.


Com informações da ASCOM/TRF1.

Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás


72 visualizações