Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/04/2016 -

13ª Vara realiza audiência pública em ação que pede remoção de barracas de praia em Lauro de Freitas

13ª Vara realiza audiência pública em ação que pede remoção de barracas de praia em Lauro de Freitas

04/04/16 16:13

O Juízo Federal da 13ª Vara desta Seccional realizou na tarde da última quinta-feira, 31/3, no Auditório Ministro Dias Trindade, audiência de conciliação na Ação Civil Pública n. 16275-67.2011.4.01.3300 proposta pelo MPF e União Federal contra o Município de Lauro de Freitas buscando, entre outros fins, a demolição das barracas de praia edificadas irregularmente em toda a orla marítima daquele município nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, perfazendo na data da propositura da ação 105 barracas.

Conduzida pelo juiz federal Carlos d’Ávila Teixeira, estiveram presentes representantes do MPF, AGU e Superintendência do Patrimônio da União, além dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, IBAMA e Instituto Chico Mendes.

MPF e AGU reafirmaram o interesse na remoção das barracas ressaltando que desejam uma solução rápida e menos traumática possível para todos os envolvidos, com o menor prejuízo para a população.

O Município de Lauro de Freitas fez a apresentação de anteprojeto que busca realocar as pessoas que ocupam as barracas de praia e trouxe relatório sobre as condições das suas fossas sépticas, além de um inventário de todas as barracas da sua orla. O representante da municipalidade solicitou o georeferenciamento para definição precisa dos limites de área da Marinha para a realização de uma ocupação ordenada e a Superintendência do Patrimônio da União forneceu a documentação solicitada.

Ao final da audiência o magistrado determinou que em 30 dias técnicos de todas as partes realizassem uma vistoria multidisciplinar em todas as barracas de praia de Lauro de Freitas indicando seus nomes de fantasia e nomes dos respectivos permissionários, além da estrutura de construção (lona, palha, alvenaria, plástico etc) e condições das fossas sépticas, se existentes.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 31 de maio às 15 horas.


128 visualizações