Na manhã de hoje, 20 de outubro, oficiais de Justiça da Seção Judiciária da Bahia e Subseções Judiciárias vinculadas participaram, de forma híbrida, de reunião técnica com a equipe da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (COGER). A reunião faz parte do Cronograma de Atividades da Correição Geral Ordinária 2023 da SJBA.
A reunião foi dirigida pelo juiz federal em auxílio à COGER, Roberto Carlos de Oliveira e pela diretora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Maranhão, Célia Silva Faria. O objetivo foi ouvir os servidores e conhecer as principais demandas e dificuldades específicas que afetam diretamente o cumprimento do trabalho dos oficiais de Justiça da capital e do interior.
No início do encontro, Dr. Roberto Oliveira fez uma breve explanação, deixando os oficiais à par do objetivo da reunião técnica e colocando-se à disposição para ouvir todas as contribuições da categoria. Na oportunidade, o juiz federal pontuou sobre a importância da adaptação destes servidores ao uso da tecnologia, de forma a torná-la aliada na sua atividade laboral.
A diretora do Núcleo de Cumprimento de Mandados e Cartas Precatórias (NUMAN), Ana Cláudia Dias Lima Seixas, foi a primeira a contribuir e listou alguns dos principais problemas atualmente enfrentados pelos oficiais da SJBA, como: necessidade de regulamentação de diligência eletrônica; dificuldades em relação à atualização de endereço da diligência, pelas Varas, de mandados já cumpridos; falta de relatório para compilação das atividades do oficial de Justiça nos principais sistemas utilizados; necessidade de melhorias no Pje, especificamente aprimorar o sistema com relação às citações por hora certa; dificuldades nas diligências relacionadas às cartas precatórias; entre outros.
Na reunião interativa os oficiais de Justiça das Subseções Judiciárias, que participavam via Teams, também puderam expor suas demandas específicas e trazer contribuições e sugestões.
A equipe da COGER ressaltou que todos os pleitos foram anotados e esclareceu questões abordadas e de grande relevância para os oficiais de Justiça da JFBA, destacando também a importância do registro das principais demandas em processo SEI.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).