O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou o 2º Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Federal, nos dias 3 e 4 de junho, na sede da instituição, em Brasília/DF. O evento reuniu mais uma vez diversos profissionais de comunicação do Conselho, dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das Seções e Subseções Judiciárias, bem como aqueles atuantes nas áreas de design gráfico e redes sociais.
O encontro teve por objetivo debater estratégias para tornar a comunicação da Justiça Federal com a sociedade cada vez mais eficiente. Também promoveu a troca de experiências por meio do compartilhamento de ideias, conhecimentos e das boas práticas, sobre os desafios enfrentados na implementação dos processos de comunicação do Poder Judiciário.
A programação contou com a realização de painéis e palestras sobre inteligência artificial e a comunicação pública, linguagem simples e comunicação acessível, além da apresentação do manual de identidade visual da Justiça Federal, por seu criador, Ricardo Horta. A parte prática consistiu em um exercício de simplificação de textos jornalísticos para torná-los mais fluidos e acessíveis.
O servidor Gésner Braga é atualmente responsável pelo Serviço de Comunicação Social da Seção Judiciária da Bahia (SERCOM/SJBA). Ele esteve presente ao evento e destacou a importância e necessidade de se conhecer as práticas adotadas na Justiça Federal em todo o país, de modo a reconhecer convergências para fomentá-las, mas também discrepâncias para reduzi-las e caminhar para uma unidade possível.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).