Ontem, 9/11, ocorreu a 3ª reunião do Comitê Institucional de Planejamento Estratégico da Seção Judiciária da Bahia (CIPE-SJBA), via Teams, com a presença do diretor do Foro, juiz federal Durval Carneiro Neto, do presidente da Comissão Gestora do PLS/BA, juiz federal Fábio Stief Marmund, do diretor da SECAD, Tarcísio José Filgueiras dos Reis e demais membros do Comitê.
Na reunião, dirigida pela supervisora da SEAGE, Cláudia Daniel, foram apresentadas, por cada responsável, as atualizações e resultados dos projetos em andamento na SJBA, de forma a realizar análise e monitoramento da carteira de iniciativas e metas que fazem parte do Planejamento Estratégico.
A Carteira de Iniciativas Estratégicas é todo conjunto de projetos, programas e planos de ação que visam propiciar o efetivo gerenciamento dos trabalhos para atingir os objetivos estratégicos da Justiça Federal da 1ª Região. Conforme dados apresentados na reunião, a SJBA alcançou, até agora, o índice de 63,16% no total de execução das iniciativas, no entanto este valor não inclui dados atualizados de alguns projetos, sendo, portanto, um pouco maior.
No rol de projetos da carteira de iniciativas da SJBA está a implantação do Núcleo de Justiça 4.0, que, atualmente, aguarda deferimento da presidência do Tribunal para avanço das demais etapas. A princípio, o Núcleo de Justiça 4.0 da SJBA terá como objeto processos de matéria previdenciária, priorizando inicialmente o acervo das Subseções Judiciárias. Dr. Fábio Stief Marmund ressaltou a importância deste projeto e registou sua satisfação em saber que abarcará primeiramente as Subseções, tendo em vista o volume crescente de processos desta natureza nas Varas do interior e o difícil trabalho enfrentado pelas Subseções. Na ocasião, foram apresentados por cada gerente responsável os projetos já concluídos e os que estão em fase de execução. O diretor do Núcleo Judiciário (NUCJU), Félix Antônio Barbosa Aguiar, falou sobre a digitalização de processos administrativos, cujo trabalho da empresa contratada fora iniciado no final de setembro deste ano, com previsão de conclusão até abril/2023. O diretor do Núcleo de Tecnologia, Álvaro Antônio Brito Reis, atualizou o andamento da Turma 2 do projeto de Residência de TI, cujo termo de cooperação entre a SJBA e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) já foi assinado e contemplará 8 bolsistas graduados em TI e 8 servidores da SJBA. O início das aulas está previsto para o começo do próximo ano. Por sua vez, Liliana Kelsch Sarmento, diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), apresentou o projeto piloto de Transformação Digital que teve início no Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES).
Dando continuidade à apresentação dos projetos, a diretora do Núcleo de Administração Financeira e Patrimonial (NUCAF), Cristina Maria Dantas Lessa Côrtes, destacou projeto relacionado ao Plano de Logística Sustentável, denominado Almoxarifado Virtual. Ela informou que o núcleo já concluiu a parte de catalogação dos itens de materiais para sua futura implantação, aguardando a Intenção de Registro de Preços (IRP) que será lançado pelo Executivo, para continuidade. Já o diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes, trouxe informações sobre o projeto Acolhendo e o JFBA Cast, ambos já implantados e em fase de execução.
O diretor da SECAD, Tarcísio José Filgueiras dos Reis, pontuou sobre a implantação das usinas fotovoltaicas, com previsão de instalação, ainda este ano, na Seccional e nas Subseções Judiciárias de Campo Formoso, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista, e no próximo ano na SSJ de Feira de Santana.
Por último, foi também apresentado o relatório de cumprimento de metas do Judiciário referente ao mês de outubro/2022, em que a Bahia apresentou bom desempenho no quadro geral, carecendo de melhorias apenas com relação à Meta 4.
Ao final da reunião, o diretor do Foro registrou seu contentamento com a troca de informações existente na permanente comunicação entre os núcleos. O magistrado ratificou que, juntamente com a SECAD, está sempre à disposição para prestar apoio aos diretores e supervisores, aberto ao diálogo e disponível para esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Importante ressaltar que o CIPE-SJBA tem o objetivo de promover ações que estimulem a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo, gestão documental, conscientização e engajamento da força de trabalho nas ações relativas à sustentabilidade ambiental, econômica e social.