O 8ª Encontro de Diretores da Seção Judiciária da Bahia e Subseções Judiciárias se encerrou nesta terça-feira (12) com a segunda etapa da formação em eneagrama, ministrada pelas instrutoras Cláudia Resende Alves Venturini e Tânia Maria Resende Carvalho. O evento ocorreu na Sala de Treinamento do Anexo III desta Seccional e envolveu diretores de secretaria das subseções, diretores de secretaria e de núcleos da capital.
O eneagrama trata-se de um sistema que descreve nove diferentes estratégias de sobrevivência que todo o ser humano utiliza para estar no mundo e funciona como um mapa que descreve nove emoções humanas, cada uma relacionada a um padrão de comportamento, levando o participante a tornar conscientes as emoções que o influenciam diretamente, identificando seu estilo de atuação e os elementos motivadores e desmotivadores da vida pessoal e profissional.
A instrutora Cláudia Resende Alvez Venturini é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e especialista em Saúde Mental e Dependência Química. Tânia Maria Resende Carvalho é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho na UCDB, especialista em Gestão de Pessoas pela FTED, graduada em Administração pela UFG (2011) e Pedagogia pela FIMES.
“O eneagrama oferece algumas ferramentas que são usadas para a pessoa aprender a lidar consigo mesmo, são as ferramentas de autoconhecimento. Ao desenvolver essas ferramentas internas, a consequência é aprender a usá-las externamente e, a partir disso, é possível entender o comportamento dos subordinados, como é o caso dos diretores”, informou a instrutora Tânia Maria.
A formação buscou contribuir na construção de um diretor que se caracterize como uma liderança forte, compreensiva e capaz de otimizar o ambiente de trabalho. “O curso foi uma descoberta agradável, porque com ele eu aprendi a me ver de uma forma diferente e a tentar olhar o outro de um modo mais tolerante, observando mais a qualidade e defeito de cada um, portanto, foi muito gratificante. Foi um curso extremamente inovador e buscarei aplicar o máximo no âmbito de trabalho e nas relações pessoais”, afirmou a diretora da 1ª vara da subseção de Itabuna, Daniela Malta.
O método é considerado internacionalmente como um dos instrumentos contemporâneos de maior riqueza, precisão e eficácia para o desenvolvimento humano, usado em várias aplicações e disciplinas, tais como educação, artes, medicina, psicoterapia, entretenimento. Nos negócios, um grande número de organizações vem usando o eneagrama em seus programas de treinamentos como gestão de pessoas, comunicação, liderança, gestão de conflitos, planejamento estratégico e formação de equipes.
Contente com o feedback recebido pelos diretores, Tânia Maria afirma que o objetivo foi alcançado e trata-se justamente da desconstrução de determinados ideais e atitudes já fixadas na mente e no cotidiano, para a construção de uma liderança mais sólida e capaz de perceber os pontos relevantes a respeito de si mesmo e do outro.
Por Joyce Melo