Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/03/2016 -

Administração esclarece servidores sobre ações para redução de gastos diante da crise orçamentária

Administração esclarece servidores sobre ações para redução de gastos diante da crise orçamentária

07/03/16 15:34

O auditório Ministro Dias Trindade ficou lotado de servidores na última quinta-feira, 3/3, para ouvir do diretor do Foro, Iran Esmeraldo Leite, os esclarecimentos acerca das medidas que a Administração tem tomado em busca da redução das despesas da Seção Judiciária da Bahia diante da crise orçamentária. Fizeram parte da mesa também os diretores da SECAD, NUCAF, NUASG e o supervisor da SECOS.

O diretor do Foro explanou sobre a portaria que reduziu o funcionamento dos aparelhos de climatização para o período de 9h às 18h, para economia de energia e enfatizou a importância do diálogo e da flexibilidade de cada unidade com sua equipe, a fim de possibilitar uma troca de horários para aqueles que possam chegar mais cedo e sair antes das 18h, reduzindo o número de pessoas que permanecem na Seccional até as 19h, período de pico no valor do kilowatt.

Falou sobre a reunião com os magistrados, da qual surgiram várias outras sugestões, como a suspensão por seis meses da compensação de greve, reduzindo o fluxo de servidores no prédio fora do horário de expediente e o desligamento dos elevadores nos finais de semana. Pediu para que cada unidade escolhesse um representante para ser o seu gestor de economia, sendo capaz de analisar os pontos de desperdício, seja chamando a atenção às máquinas que permanecem ligadas a noite toda, ou verificando alguma luz que está sendo usada sem necessidade.

O magistrado franqueou a palavra à plateia e respondeu a inúmeros questionamentos sobre o detalhamento das ações tomadas, deixando claro que questões específicas ligadas à saúde dos servidores terão tratamento diferenciado.

A diretora do NUCAF, Kátia Arnold, declarou que até o ano passado a seccional vinha fazendo uma espécie de milagre dos pães com o orçamento a fim de atender todas as demandas. “Até o ano passado a gente era rico e não sabia. Esse ano nós estamos pobres e precisamos ter essa consciência que é difícil. Para se ter uma ideia, no ano passado recebemos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos aproximadamente 500 mil reais e esse ano caiu para 19 mil.”

Entre os cortes previstos estão a retirada do orçamento de todos os investimentos previstos, exclusão de aquisição de veículos, redução de compra de material permanente, inclusive os de informática; corte pela metade do que foi recebido em 2015 de todas as despesas ordinárias, com reflexos em áreas como capacitação, ações da corregedoria, dos JEFs e da conciliação; corte da reserva destinada ao reajuste da bolsa-estágio e dos reajustes dos contratos.

O diretor do NUASG, Horácio Ribeiro, retornou ao tema da escolha do gestor de energia de cada unidade pelos servidores, enfatizando sua importância para ajudar o Núcleo na identificação pontos de economia, indicando quais lâmpadas podem ser retiradas e impressoras podem ser compartilhadas. Também lembrou medidas de economia que já podem ser notadas, como o desligamento da iluminação no foyer, informando medidas futuras, como restrições no uso dos telefones.

O supervisor da SECOS, Luiz Goulart lembrou que desde 2009 o JFH divulga anualmente o número de copos descartáveis e papel afirmando que há unidades que são exemplos a serem seguidos, nas quais seus diretores conseguem demontrar que é possível trabalhar sem utilizar sequer um copo descartável.

Na ocasião, a Direção do Foro outorgou o selo de Unidade Sustentável àquelas varas que são exemplos de preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.


Os diretores da 4ª Vara, Manoela Maciel, e da 19ª Vara, Alexandre Delgado (foto acima), receberam a primeira edição do Selo Unidade Sustentável/2016 por não terem usado nas duas varas um único copo descartável em 2015.


O diretor da 6ª Vara foi representado pela servidora Geovana Castro (foto acima) que recebeu um selo especial por sua unidade não ter utilizado um único copo descartável há quatro anos. A 15ª Vara também ganhou o Selo de Unidade Sustentável por ter usado apenas 100 copos e por ser a unidade com menor gasto de papel no ano de 2015.


74 visualizações