O evento reuniu diversos servidores de vários Estados e aconteceu, presencialmente, no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
O congresso foi realizado pela Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União (AGEPOLJUS) e teve como objetivo geral proporcionar a troca de experiências e de informações entre os representantes das instituições participantes.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Henrique Luiz Hartmann, anfitrião do evento; desembargador e presidente do TRT12, José Ernesto Manzi; desembargador e presidente do TRT20, José Augusto do Nascimento; desembargador e presidente do gabinete de Segurança Institucional do TRT1, Leonardo Dias Borges; presidente da Comissão de Assuntos Prisionais e representante da OAB - Seção Santa Catarina, Wiliam Shinzato e o presidente da AGEPOLJUS, Roniel Andrade.
A plateia teve a presença de outras autoridades, como o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador presidente do TRT18 e os desembargadores do TRT12, do TRT de Tocantins e do TRT do Ceará.
O evento contou com diversas palestras na área da Polícia Judicial. Dentro da programação foram abordados temas como: Inteligência e Contrainteligência, Experiência da Polícia de Israel no campo institucional, Simulador de tiro ABACO, Polícia Judicial e o TST/CSJT, entre outros.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).