O teste, que faz parte do Programa de Reciclagem Anual dos Agentes da Polícia Judicial da Justiça Federal da 1ª Região, referente ao exercício 2023, foi organizado pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP), por meio da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER) e contou com a participação do Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES).
A capacitação ocorre por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Justiça Federal da Bahia (JFBA) e o Comando da 6ª Região Militar. No total, 38 agentes desta Seccional e das Subseções Judiciárias participaram do Curso de Reciclagem Anual, que é regulamentado pela Resolução CJF nº 704/2021.
O TAF foi aplicado pelo instrutor e servidor, Luciano Lopes, agente de Polícia Judicial do Superior Tribunal Militar, no quartel da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), em Salvador.
Provas de corrida e séries de flexão e abdominais fizeram parte do Teste de Aptidão Física, obrigação legal que possibilita aos agentes de Polícia Judicial receberem a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS). Para além disso, a realização desse teste é um momento de extrema importância, pois os agentes passam por exames médicos periódicos, verificam a condição de saúde e a manutenção da forma física, necessárias ao desenvolvimento satisfatório de suas atribuições.
Essa matéria está associada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).