O prédio dos Juizados Especiais Federais (JEFs) recebeu na tarde de ontem, 14/09, visita técnica de estudantes do curso de Direito da Universidade Jorge Amado (Unijorge). Na oportunidade, os alunos puderam conhecer a Coordenação dos JEFs, o Centro Judiciário de Conciliação da Bahia Valmira Moreira Lisboa Dórea, a sala de sessões das Turmas Recursais e ainda o espaço físico da Secretaria Geral das Turmas Recursais.
Os discentes vieram acompanhados pelo coordenador do curso da instituição, professor Angelo Boreggio. A ação foi viabilizada pelas servidoras Lara Barbosa, da Direção do Foro (DIREF-SJBA), e Adriana Souza Daniel, do Serviço de Comunicação Social (SERCOM-SJBA), que também recepcionou e assessorou o grupo durante toda a visita. Os momentos foram registrados pela colaboradora do SERCOM, Taiana Silva.
A visita técnica começou com os estudantes batendo um papo com o diretor do Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais (NUCOD), Kleber Correia Portela. O diretor fez um breve panorama sobre o JEF, falando sobre o seu funcionamento e suas especialidades. Em seguida, o grupo foi conduzido ao Centro Judiciário de Conciliação da Bahia Valmira Moreira Lisboa Dórea (CEJUC), onde foi recepcionado pela servidora Selma Coelho, que apresentou o CEJUC, a sua equipe e como o trabalho é realizado pelos conciliadores na Seção Judiciária da Bahia. Os alunos foram convidados a conhecer uma das salas de audiências do CEJUC e saber um pouco mais sobre o importante trabalho de conciliação realizado pelo órgão em todo o Estado da Bahia.
O tour nos Juizados Especiais Federais finalizou com a recepção dos alunos pelo diretor da Secretaria Única da Turma Recursal (SETUR), Miguel Ângelo Aguiar, e pelo servidor Clóvis Marques Pereira, que apresentaram a estrutura, o funcionamento das Turmas Recursais, além de falarem um pouco sobre as rotinas e processos de trabalho. Convidada a falar, a estagiária da 4ª Turma - 2ª Relatoria e também estudante da mesma Instituição de Ensino Superior, Claudina Alves Carneiro Neta, discursou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas TRs e a relevante experiência de conhecer o local, destacando a importância do aprendizado teórico e prático proporcionado pelo estágio, que agrega bastante valor à carreira profissional.
Finalizada esta parte da apresentação, o grupo se dirigiu à Secretaria das Turmas Recursais e puderam conhecer seu espaço físico. Em um último momento, foi recebido pela servidora oficial de gabinete da 1ª Turma Recursal, Carmen Rosa Gomes, que falou sobre as atribuições dos gabinetes nas Turmas Recursais, contou sobre suas experiências, rotinas de trabalho e desafios enfrentados. Carmem Rosa fez questão de destacar a importância do olhar humano e de como esse olhar e dedicação tão presentes no dia a dia de trabalho vivenciado por ela na Justiça Federal da Bahia fazem toda a diferença no cumprimento dos serviços prestados à população.
A experiência foi bastante proveitosa para os alunos, que expressaram a satisfação de poderem participar desta visita técnica e imergirem no cotidiano do trabalho dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária da Bahia.
Essa matéria está associada ao ODS 3 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).