O projeto do aplicativo e painel que gerencia o Plano Anual de Contratações (PAC) e o Cronograma Anual de Execução das Contratações (CAC) na Seção Judiciária da Bahia (SJBA) foi aprovado, por unanimidade, pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon) e será inserido no Banco de Boas Práticas da Justiça Federal da 1ª Região (JF1).
A iniciativa desenvolvida pela SJBA e implementada, desde 2021, pelos Núcleos de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE); de Compras, Contratos e Licitações (NUCOM) e de Administração de Serviços Gerais (NUASG) é um aplicativo que utiliza a plataforma Power Apps e painéis no Power BI e permite o gerenciamento e acompanhamento de todas as contratações, de forma fácil e interativa. Nele é possível ter acesso a toda programação de aquisições/contratações referentes a cada exercício, com dados detalhados sobre quantidades, valores estimados, processos por unidade requisitante, forma de contratação, estimativa mensal de gastos, dentre outras informações.
Segundo o Comitê, a ferramenta “Aplicativo e painel do PAC e CAC” atende aos requisitos estabelecidos pela Portaria PRESI nº 182/2021 para ser incluída no Banco, tais como inovação, resultados mensuráveis e replicabilidade, e, por isso, foi aprovada de forma unânime.
De acordo com o coordenador do Comitê, Jean Carlo Batista, “o Banco de Boas Práticas tem a intenção de compartilhar ações e práticas de sucesso que colaborem, de alguma forma, com processos ou serviços de determinada unidade ou organização”.