Esse novo canal de atendimento permite a interação dos usuários com um chatbot (robô de conversação), que simula uma conversa humana, permitindo o acesso a orientações e informações sobre os assuntos mais demandados pelo atendimento telefônico dos servidores, tais como: auxílio emergencial, consulta de processos, distribuição, arquivo, contatos das unidades etc.
A ferramenta é muito simples, de fácil utilização e com uma grande vantagem: entrega informação correta, rápida e eficaz, na palma da mão, evitando um telefonema ou até mesmo um atendimento presencial, podendo ser incrementada ao longo da sua utilização. O próprio usuário pode sugerir, através do formulário de avaliação, a inclusão de uma informação não encontrada.
O objetivo deste projeto é qualificar o acesso do cidadão aos serviços do Poder Judiciário, bem como desafogar as equipes técnicas das unidades que estarão focadas na tramitação dos processos. Foram mais de 5 mil respostas identificavas no aplicativo, apenas no primeiro mês de funcionamento.