Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/03/2023 -

CCGPLS-SJBA apresenta Relatório de Desempenho dos Indicadores Socioambientais de 2022

CCGPLS-SJBA apresenta Relatório de Desempenho dos Indicadores Socioambientais de 2022

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (CGPLS-SJBA) encaminhou para conhecimento da Direção do Foro o Relatório de Desempenho dos Indicadores Socioambientais (doc. 17530041), referente ao ano de 2022, constante no Plano de Ação da SJBA 2021-2022 e presente no PLS 2021-2026.

De acordo com o documento, as seguintes metas foram cumpridas em 2022: Meta 1 - redução do consumo de papel reciclado (CPR) e não reciclado (CPNR) em 50 % a.a. (ao ano). A Justiça Federal da Bahia reduziu em 79% o consumo de papel A4 branco e reciclado, em relação ao ano de 2019. A redução foi decorrente do projeto de digitalização dos processos físicos e da mudança de procedimentos por grande parte das unidades judiciárias e administrativas que passaram a utilizar, preferencialmente, outros meios que dispensam a utilização de papel (SEI, PJe etc.); Meta 2 - redução do consumo de copos descartáveis em 20% a.a. Essa meta foi atingida alcançando uma redução de 75% no consumo total de copos plásticos descartáveis, de água e café; Meta 3 - redução do consumo de água envasada em embalagens retornáveis em 10% a.a.; Meta 4 - redução do consumo de suprimentos de impressão em até 50%; Meta 5 - não aumento do consumo de energia elétrica. A JFBA vem investindo no uso de energia renovável. Além da SSJ de Guanambi, são beneficiadas com essa energia limpa as SSJs de Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Juazeiro e Teixeira de Freitas. Este ano há previsão de instalação de uma usina solar no prédio dos Juizados Especiais Federais e está em andamento processo administrativo para aquisição de painéis fotovoltaicos, mediante registro de preços para diversas outras unidades da Justiça Federal da Bahia. O consumo total de energia sofreu redução de 31% em relação ao ano de 2019. O gasto com energia aumentou em 2% em relação ao ano de 2019 e 17% em relação a 2021; Meta 6 não aumento do consumo de água e esgoto; Meta 8 - manutenção da quantidade total de participantes em ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) alcançada em 2019. Em 2022 três palestras foram realizadas com os seguintes temas: Atenção aos sinais de saúde mental, Inspiração e conhecimento do impacto da mente e das emoções e Quando a emoção cala o corpo fala. As programações obtiveram um total de 550 participantes.
O levantamento destacou ainda como metas cunpridas as seguintes ações: Meta 9 - não aumento do gasto com telefonia em relação ao ano de 2019; Meta 11 - não aumento dos gastos com limpeza; Meta 12 - não ultrapassar a previsão de gastos para os exercícios (2021/2022) com reformas e mudanças de leiaute; Meta 13 - não aumento da quantidade de quilômetros rodados (ano referência 2019); Meta 16 - implementação do indicador de sustentabilidade em novas licitações (contratações mais sustentáveis). Esse indicador corresponde à relação entre o número total de licitações realizadas e o número de licitações que foi viável definir critérios de sustentabilidade objetivos e aferíveis. Em 2022 foram celebrados 66 contratos. Foram excluídos do cálculo do índice 6 contratos de adesão para prestação de fornecimento de energia. Destes 60 contratos, 56 possuem critérios de sustentabilidade expressos em seus Termos de Referência ou Projeto Básico e 4 não abordaram critérios de sustentabilidade em seus instrumentos de licitação.
Algumas metas estão com sinalização indicativa de percentual de cumprimento menor que 70%, são elas: Meta 7 - destinar 100% dos resíduos sólidos coletados em Salvador para o destino adequado; Meta 10 - não foi possível estabelecer meta para vigilância, em razão do aumento da estrutura física das SSJs e outras necessidades de ajustes; Meta 14 - não aumentar em mais de 10% a.a. os gastos com manutenção preventiva e corretiva de veículos; Meta 15 - promover ações de capacitação que sensibilizem 30% do quadro total da JFBA e Meta 17 - implementar o indicador de equidade.
Vale ressaltar que, a CGPLS-SJBA tem por objetivo provocar a reflexão, conscientização, discutindo estratégias e promovendo ações que estimulem a mudança dos padrões de compra, consumo, gestão documental e engajamento da força de trabalho nas ações relativas à sustentabilidade ambiental, econômica e social.


71 visualizações