Aconteceu na última quarta-feira (11), no Auditório Ministro Dias Trindade, o culto ecumênico de ação de graças, em celebração aos 50 anos da Justiça Federal na Bahia. Esta foi a 12ª e última ação que figurou o calendário comemorativo do Jubileu de Ouro da SJBA.
A celebração contou com a presença do Padre Manuel Filho, da Paróquia do CAB; o Pastor Joel Zeferino, da Igreja Batista Nazareth e a palestrante da doutrina espírita Sônia Dória do Espaço Espírita Teresa D’Ávila.
Abrindo o evento, a diretora do Foro Cláudia Tourinho Scarpa agradeceu a presença dos celebrantes do culto em terem aceito o convite, de maneira a abrilhantar o encerramento das três semanas de comemoração do Jubileu de Ouro.
O pastor Joel Zeferino pregou sobre o amor de Jesus e a real interpretação de sua palavra. Falou sobre a intolerância religiosa na contemporaneidade, principalmente em relação as religiões de matriz africana, enfatizando que isso não representa a palavra de Deus, que preza sempre pela paz, a harmonia e o respeito.
Em seguida, o Padre Manuel Filho também deu continuidade a fala do pastor, falando sobre o amor divino e o respeito. Ressaltou a importância do culto em agregar diferentes vertentes do cristianismo e da sua alegria em fazer parte do evento.
Depois foi a vez da palestrante da doutrina espírita Sônia Dória, que trouxe outra vertente do cristianismo e, no final, realizou um momento de meditação e relaxamento com o público presente.
O evento também contou com a participação do juiz federal da 13ª Vara, Carlos d’Avila Teixeira, que leu o Salmo 85 e saudou a iniciativa da direção do foro na realização do culto, que contou ainda com a participação dos servidores Josenildo Gomes e Mauro Roque, que tocaram músicas religiosas.
Celebração religiosa realizada com a participação de representantes de três vertentes do cristianismo, o culto ecumênico é entendido como uma aproximação, uma forma de diálogo entre os diversos credos numa mesma celebração e normalmente realizado por um padre católico, um pastor evangélico e um representante espírita.
Desde o dia 25, a nossa Seccional realizou diversos eventos comemorativos do Jubileu de Ouro. A primeira semana foi marcada pela solenidade comemorativa, exposição de fotos e livros, além do XI Encontro de Corais da Justiça Federal.
Já na segunda semana, a SJBA abriu as portas do auditório para a realização de quatro palestras, abordando os seguintes assuntos: economia popular, avaliação de imóveis, depressão e motivação. A semana ainda foi marcada por descontração com a apresentação dupla da peça “As Crônicas de Scárnia”, do servidor Valter Freitas Jr, e a abertura da Feira da Solidariedade, no Foyer.
Por fim, na última semana de comemoração aconteceu o animado Sarau 50 Anos na Biblioteca Professor Bernardino José de Souza.