04/09/17 11:43
Foto: Franklin Conceição
Na última quarta-feira, 30, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, o desembargador federal Olindo Herculano de Menezes, a diretora do Foro desta Seccional, juíza federal Cláudia Tourinho, e o juiz federal da 22ª Vara Durval Carneiro Neto foram agraciados com a Comenda Ministro Coqueijo Costa, oferecida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região durante a cerimônia de entrega realizada no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
Na ocasião, Dr. Hilton Queiroz foi condecorado no Grau Grande Oficial e recebeu a sua medalha das mãos da Grã-Mestra do Conselho da Ordem, a desembargadora e presidente do TRT5 Maria Adna Aguiar, enquanto a Dra. Claudia Tourinho foi honrada no Grau Comendador pelas mãos da desembargadora Nélia Neves, vice-corregedora do TRT5 e membro do Conselho da Ordem. O desembargador federal Olindo Menezes e o juiz federal Durval Carneiro também foram condecorados no Grau Grande Oficial e Grau Comendador, respectivamente.
Criada para prestigiar personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no âmbito do Direito, em atividades socioculturais ou na prestação de serviços relevantes à Justiça do Trabalho, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa foi instituída pela Resolução Administrativa 034/2003, do Órgão Especial do TRT da 5ª Região, em 26 de novembro de 2003.
Ao todo, mais de 60 personalidades foram homenageadas durante o evento que também contou com a presença ilustre de familiares, como o desembargador Fernando Tourinho Neto e dona Conceição Tourinho, pais da Dra. Cláudia, e da procuradora Luscínia de Almeida Queiroz, filha do Dr. Hilton. A juíza federal da 8ª Vara, Nilza Reis, também marcou presença.