Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/05/2022 -

Desembargadores Federais Wilson Alves e César Jatahy recebem medalha Aliomar Baleeiro, comenda máxima da Justiça Federal da Bahia

Desembargadores Federais Wilson Alves e César Jatahy recebem medalha Aliomar Baleeiro, comenda máxima da Justiça Federal da Bahia

Em solenidade realizada na sede da Seção Judiciária da Bahia, na manhã de hoje, 06/05, o Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Fábio Moreira Ramiro realizou a entrega da medalha Aliomar de Andrade Baleeiro, a duas renomadas autoridades baianas: os Desembargadores Federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Wilson Alves de Souza e César Jatahy.
O evento solene ocorreu no auditório desta Seccional e contou com a participação de diversas autoridades nacionais e locais, além de advogados, servidores, amigos e familiares dos homenageados.
A medalha Aliomar de Andrade Baleeiro é a comenda máxima outorgada pela Seção Judiciária da Bahia e homenageia personalidades baianas ou vinculadas à Bahia que tenham contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários neste Estado, especialmente os de competência da Justiça Federal da Bahia.
Além dos homenageados, Desembargadores Federais Wilson Alves de Souza e César Jatahy, a mesa de honra da cerimônia foi composta pelas seguintes autoridades: o Diretor do Foro, Juiz Federal Fábio Moreira Ramiro; o representante do Governador do Estado da Bahia, Procurador do Estado Paulo Emílio Nadier Lisboa; o Desembargador Federal do TRF1, Antônio Ezequiel da Silva; a Desembargadora Federal do TRF1, Neuza Maria Alves da Silva; o representante do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior; a Procuradora-Chefe da Procuradoria da República no Estado da Bahia, Vanessa Gomes Previtera e o Juiz Federal da 11ª Vara da Seção Judiciária da Bahia e Presidente da Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA), Saulo José Casali Bahia.
Dando início à solenidade, o Hino Nacional foi executado pelo soldado flautista da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia, Eduardo Santos.
O Diretor do Foro, Juiz Federal Fábio Moreira Ramiro, agradeceu a presença de todos destacando que o encontro ocorre após, mais de 2 anos e 2 meses de pandemia, momento em que a Seção Judiciária da Bahia retorna às suas atividades presenciais de forma mais plena. Na oportunidade, o magistrado contextualizou sobre a comenda máxima da Instituição, a medalha Aliomar de Andrade Baleeiro, e ressaltou a importante e merecida homenagem da JFBA aos eminentes Desembargadores Federais, que muito colaboraram para o legado da Justiça Federal baiana.
“Hoje homenageamos dois grandes filhos desta terra, dois eminentes magistrados federais que também compõem, para nossa alegria, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Algumas pessoas aqui já foram homenageadas com a medalha em gestões passadas e nessa gestão voltamos a homenagem ao Desembargador Federal Wilson Alves e o Desembargador Federal César Jatahy”, declarou o Diretor do Foro da SJBA Fábio Moreira Ramiro.
A servidora aposentada da SJBA, Marlene Pinho de Oliveira, outrora Diretora da 7ª Vara Federal, discursou prestando homenagem ao Desembargador Federal Wilson Alves. Em sua palavra destacou as qualidades do magistrado e lembrou da sua trajetória, até o presente momento: “Em sua atuação Dr. Wilson sempre valorizou o trabalho do servidor com destaque ao trabalho em equipe. O que posso lhes garantir é que, o que me autoriza estar aqui, certamente, é o sentimento de pertencimento a esta Casa e o respeito e amizade constituído ao longo do tempo, possibilitada em muito pelo conduzir democrático e postura acessível do Desembargador homenageado”.
Ainda em homenagem ao Desembargador Federal Wilson Alves de Souza, todos foram agraciados com a palavra do seu filho, o Juiz Federal Titular da Subseção Judiciária de Juazeiro, Wagner Mota Alves de Souza, num discurso emocionado: “Esse momento é motivo de orgulho extraordinário para todos os amigos, colegas e familiares que aqui estão. Você, meu pai, criou o seu próprio caminho. Não foi o caminho mais curto, mas eu tenho certeza de que foi o melhor caminho e só o senhor sabe exatamente por onde passou e o que teve que passar pra chegar: sangue, suor, lágrimas, mas sem nunca, jamais perder a ternura”.
Após isso, a palavra foi franqueada ao Juiz Federal Antônio Osvaldo Scarpa, que em um belíssimo discurso em homenagem ao Desembargador César Jatahy, rememorou os caminhos e os passos da carreira do magistrado até chegar ao TRF da 1ª Região, discorrendo sobre os 20 anos de acompanhamento da trajetória de sucesso do homenageado, entrecortados em vários momentos das suas vidas profissionais. Finalizou destacando as suas muitas qualidades, tais como: inteligente, preparado, habilidoso, conciliador e gentil no trato com todos.
Os Desembargadores Federais Wilson Alves e César Jatahy proferiram palavras de agradecimento afirmando ser um reconhecimento inesquecível e memorável da Seção Judiciária da Bahia pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Em um segundo momento, a Direção do Foro da SJBA realizou a entrega do Certificado dos Selos Estratégia em Ação 2021, que confere reconhecimento no cumprimento das metas estratégicas estabelecidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estiveram presentes para recebimento do Certificado, os representantes das seguintes unidades: na categoria Selo Diamante - 4ª Turma Recursal (1ª e 2ª Relatorias). Na categoria Ouro - 1ª Turma Recursal (2ª e 3ª Relatorias), 2ª Turma Recursal (1ª Relatoria), 3ª Turma Recursal (1ª e 2ª Relatorias), 4ª Vara, 17ª Vara, Vara Única da SSJ de Jequié e Vara Única da SSJ de Teixeira de Freitas. Na categoria Prata - 2ª Turma Recursal (3ª Relatoria), 23ª Vara (JEF) e Vara Única da SSJ de Alagoinhas. Finalmente, na categoria Selo Bronze - 2ª Turma Recursal (2ª Relatoria), 5ª Vara (JEF), 2ª Vara da SSJ de Feira de Santana e 3ª Vara da SSJ de Feira de Santana. As demais unidades judiciárias contempladas, que não puderam comparecer, receberão o Certificado dos Selos Estratégia em Ação 2021, oportunamente.
Ao final do evento, um coquetel de confraternização foi oferecido aos presentes pela Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA).


50 visualizações