Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/04/2022 -

DIREF promoverá solenidade de entrega da medalha “Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro”

DIREF promoverá solenidade de entrega  da medalha “Ministro Aliomar  de Andrade Baleeiro”

No próximo mês de maio, no auditório Ministro Dias Trindade, o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Fábio Moreira Ramiro, realizará solenidade de entrega da medalha “Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro".
A medalha "Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro" foi instituída por meio da Portaria nº 003 - DIREF/SECOS, em 18 de abril de 2005. Ela é destinada a homenagear personalidades baianas ou vinculadas à Bahia que tenham contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários na Bahia, especialmente os de competência da Justiça Federal - Seção Judiciária da Bahia. A medalha pode ser excepcionalmente concedida, a qualquer tempo, a personalidade que mereça imediata homenagem, a critério do Juiz Diretor do Foro e/ou por sugestão de magistrado integrante da SJBA.
No uso de suas atribuições, o juiz federal Diretor do Foro Fábio Moreira Ramiro concede essa homenagem por meio da outorga de medalha aos desembargadores federais Wilson Alves de Souza, e César Jatahy, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ambos baianos e que fizeram sua carreira na magistratura federal, predominantemente, na Seção Judiciária da Bahia, em vista da notoriedade dos serviços prestados à nossa comunidade e às brilhantes carreiras jurídicas que ostentam.
A proposta do Diretor do Foro foi, por unanimidade, avalizada por comissão de magistrados constituída para esse fim, composta pelos juízes federais Eduardo Gomes Carqueija, Dirley da Cunha Júnior e Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, titulares, respectivamente, da 3ª, 16ª e 12ª Varas Cíveis de Salvador.
O desembargador federal Wilson Alves de Souza foi nomeado para o cargo de juiz federal no início da década de 1990 e desde o início atuou na 7ª Vara Especializada Agrária na SJBA. Ocupou importantes cargos aqui na Bahia e foi Diretor do Foro da SJBA, no biênio 1997-1999. Em 2019, foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador federal do TRF-1ª.
Já o Desembargador Federal César Jatahy exerceu os cargos de auxiliar judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e foi promotor de Justiça no Estado da Bahia. No ano de 1998, foi nomeado para o cargo de juiz federal substituto da SJBA e aqui desenvolveu sua carreira na magistratura à frente de diversas unidades jurisdicionais, das mais variadas competências, havendo ocupado, antes de sua ascensão, por merecimento, à Corte Regional, na condição de juiz federal titular, a 19ª Vara de Execução Fiscal, a 2ª Vara Criminal e, por último, a 24ª Vara de Execução Fiscal.


35 visualizações