No próximo mês de maio, no auditório Ministro Dias Trindade, o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Fábio Moreira Ramiro, realizará solenidade de entrega da medalha “Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro".
A medalha "Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro" foi instituída por meio da Portaria nº 003 - DIREF/SECOS, em 18 de abril de 2005. Ela é destinada a homenagear personalidades baianas ou vinculadas à Bahia que tenham contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários na Bahia, especialmente os de competência da Justiça Federal - Seção Judiciária da Bahia. A medalha pode ser excepcionalmente concedida, a qualquer tempo, a personalidade que mereça imediata homenagem, a critério do Juiz Diretor do Foro e/ou por sugestão de magistrado integrante da SJBA.
No uso de suas atribuições, o juiz federal Diretor do Foro Fábio Moreira Ramiro concede essa homenagem por meio da outorga de medalha aos desembargadores federais Wilson Alves de Souza, e César Jatahy, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ambos baianos e que fizeram sua carreira na magistratura federal, predominantemente, na Seção Judiciária da Bahia, em vista da notoriedade dos serviços prestados à nossa comunidade e às brilhantes carreiras jurídicas que ostentam.
A proposta do Diretor do Foro foi, por unanimidade, avalizada por comissão de magistrados constituída para esse fim, composta pelos juízes federais Eduardo Gomes Carqueija, Dirley da Cunha Júnior e Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, titulares, respectivamente, da 3ª, 16ª e 12ª Varas Cíveis de Salvador.
O desembargador federal Wilson Alves de Souza foi nomeado para o cargo de juiz federal no início da década de 1990 e desde o início atuou na 7ª Vara Especializada Agrária na SJBA. Ocupou importantes cargos aqui na Bahia e foi Diretor do Foro da SJBA, no biênio 1997-1999. Em 2019, foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador federal do TRF-1ª.
Já o Desembargador Federal César Jatahy exerceu os cargos de auxiliar judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e foi promotor de Justiça no Estado da Bahia. No ano de 1998, foi nomeado para o cargo de juiz federal substituto da SJBA e aqui desenvolveu sua carreira na magistratura à frente de diversas unidades jurisdicionais, das mais variadas competências, havendo ocupado, antes de sua ascensão, por merecimento, à Corte Regional, na condição de juiz federal titular, a 19ª Vara de Execução Fiscal, a 2ª Vara Criminal e, por último, a 24ª Vara de Execução Fiscal.